12

jul/11

Solidariedade com igualdade

A Economia Solidária propõe uma nova forma de organizar a produção, as relações de trabalho e o consumo, alternativa ao modo hegemônico, mercadológico, cujos impactos, ao objetivar o lucro de poucos, subordina o bem-estar de trabalhadores, consumidores e cidadãos. Assim, o Brasil...

27

dez/07

As redes e a economia solidária

Na construção de uma nova economia solidária, as redes de cooperação econômica têm se mostrado uma ferramenta diferenciada na articulação de forças sociais e políticas. Pela sua natureza e composição, formam uma verdadeira fortaleza dos trabalhadores capaz de desenvolver...

25

ago/07

Porto Alegre 2005: os homicídios e as armas de fogo

O estudo analisa os homicídios ocorridos em Porto Alegre durante o ano de 2005, enfocando quem morre, como morre e onde morre.

25

ago/07

Guardas Municipais: possibilidades e perspectivas

O texto aborda as possibilidades e as perspectivas das Guardas Municipais no tema da segurança dos municípios, a partir de dois enfoques: a legalidade e a razoabilidade.

25

ago/07

Os limites da vigilância eletrônica em via pública: A experiência gaúcha

O autor questiona os investimentos na vigilância eletrônica em via pública, apontando evidências que o sistema não produz resultados na prevenção e enfrentamento da violência e do crime nas cidades gaúchas.

06

dez/06

Os gaúchos e as políticas públicas da (in)segurança

Nos últimos quatro anos a segurança pública gaúcha piorou, agravando a insatisfação popular com o serviço prestado na área. Esta situação é resultado, entre outros equívocos, de um projeto de segurança conservador e retrógado, sustentado somente na repressão desorientada.

21

nov/06

Economia Solidária: Estratégias de resistência dos trabalhadores à reestruturação produtiva e às políticas neoliberais

O presente trabalho analisa as transformações estruturais e político-ideológicas do capitalismo a partir da crise de superacumulação da década de 1970, com a substituição do paradigma fordista e do Estado de bem-estar social para uma reestruturação pós-fordista e um Estado...

30

ago/06

Atividade policial e o Estatuto do Desarmamento

O artigo aborda o Estatuto do Desarmamento e os instrumentos criados para contribuir com a atividade policial.

29

ago/06

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

O presente documento aborda as razões da escolha de segurança cidadã e direitos humanos como um dos objetos de intervenção da Guayí, fundamentando e descrevendo a compreensão e a conseqüente concepção sobre estas áreas e, as formas de intervenção de uma organização não governamental.