Habitação e Regularização Fundiária



Criado em 2005, o Núcleo de Habitação e Regularização Fundiária da Guayí tem como principal objetivo trabalhar, de forma comunitária e associativa, para a construção de uma política de habitação de interesse social, numa perspectiva complementar e transversal às ações desenvolvidas por outros núcleos da entidade, em especial os de Segurança e Feminista, assim como a política voltada para a Economia Solidária.

O Núcleo opera através de parcerias, governamental e da sociedade civil sem fins lucrativos, buscando projetos e executando trabalho técnico social. Para além do acesso aos programas governamentais para habitação de qualidade, entretanto, as elaborações do Núcleo visam incidir sobre as políticas públicas, inclusive na proposição de políticas alternativas para esta área.

Também o incentivo à criação de Cooperativas Habitacionais; a formação especializada de trabalhadoras e trabalhadores, nas áreas da construção, produção e gestão, através da ótica da Economia Solidária, são preocupações deste Núcleo – resultando na abertura de novas portas para o mundo do trabalho.

Entendendo, contudo, que a população tem direito à compreensão sobre todos os aspectos que envolvem a política habitacional (legais, formais e sociais), o Núcleo realiza cursos e palestras. O foco são as relações humanas; através da compreensão de que o acesso a casa e a regularização fundiária incidem sobre a recolocação das pessoas na vida da cidade, retirando-as da irregularidade e reinserindo-as socialmente. Como resultado, para além das ações concretas já realizadas pelo Núcleo, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida para cidadãs e cidadãos que, hoje, já possuem endereço fixo.