Núcleos de Justiça Comunitária



Arte da Camiseta (Copy)O Programa Municipal de Justiça Comunitária de Canoas vem sendo implementado no bojo da política local de segurança cidadã, com base na instalação de Núcleos de Mediação de Conflitos em regiões da cidade que possuem como característica: alta densidade populacional, carência de serviços públicos, alta vulnerabilidades sociais e altos índices de violências e criminalidade, denominados de Territórios de Paz. Em funcionamento desde 17 de junho de 2010, o Programa envolve atores do sistema de segurança pública e justiça criminal, assim como lideranças comunitárias dos bairros Guajuviras e Mathias Velho-Harmonia, que se envolvem diretamente na mediação de conflitos interpessoais e coletivos, no fortalecimento de redes comunitárias e institucionais de proteção social e na educação popular em direitos humanos.

 

Núcleo Território de Paz Guajuviras

O prédio localizado na Av. 17 de Abril, 1010 (bairro Guajuviras) é alugado pela Prefeitura Municipal de Canoas e possui: 02 (duas) salas de Mediação, 01 (uma)sala de reuniões, 01 (uma) sala administrativa, 01 (uma) Recepção, 02 (dois) banheiros, 01 (uma) cozinha.

Contatos: (51) 4478.4866    justicacomunitariacanoas@gmail.com

 

Núcleo Território de Paz Grande Mathias Velho

O prédio localizado na Rua Santa Catarina, 3420 (bairro Mathias Velho), é uma equipamento público próprio da Prefeitura Municipal de Canoas e conta com: 02 (duas) salas de Mediação, 01 (uma) sala de reuniões, 01 (uma) sala administrativa, 01 (uma) Recepção, 01 (um) banheiro, 01 (uma) área de convivência, 01 (uma) cozinha.

Contatos: (51)3464-4151     njcgrandemathias@gmail.com

 

Equipes

Profissionais que compõem os Núcleos de Justiça Comunitária:

  • 01 profissional para exercício da função de Coordenador Institucional;
  • 02 profissionais da área da psicologia com dedicação de 30h semanais;
  • 02 profissionais da área das ciências jurídicas e sociais com dedicação de 30h semanais;
  • 02 profissionais da área de serviço social com dedicação de 30h semanais;
  • 02 estagiários(as) de ciências jurídicas e sociais com dedicação de 30h semanais;
  • 02 estagiários(as) de serviço social com dedicação de 30h semanais;
  • 02 estagiários(as) de psicologia com dedicação de 30h semanais.

 

Parcerias

Toda a articulação das atividades do Núcleo de Justiça Comunitária ocorre com parcerias com os demais programas, projetos, ações e serviços públicos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal e entidades públicas e/ou privadas, tais como os demais projetos do PRONASCI dos Territórios de Paz, escolas, UBS, CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Subprefeituras,Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, entre outras, GGI-M – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, 3ª Delegacia de Polícia Civil, 3ª Cia. da Brigada Militar, Centro Universitário Ritter dos Reis, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 Equipamentos/sistemas

As atividades e atendimentos do Núcleo são monitoradas pelo Observatório de Segurança de Canoas e do Comitê Gestor, através de um banco de dados online, disponibilizada por uma ferramenta da Google. Esta é uma ferramenta gratuita e o banco de dados foi construído pelo Observatório de Segurança de Canoas, Gestão e Equipe Técnica. Os dados ali digitados caem diretamente no Banco de Dados do Observatório que monitora e analisa. Contribuindo para a análise e construção de políticas públicas de excelência.

 

Arte da Camiseta - Verso (Copy)

 

AFC - Faixa-NJC 2 anos (Copy)