Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo



Logo Sopapo

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo incentiva e desenvolve ações comunitárias com jovens que integrando arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimula a afirmação dos direitos humanos e a construção de uma cultura de não violência. Este espaço no bairro Cristal, em Porto Alegre/RS, se propõe a ser um centro comunitário de cultura, abre suas portas à comunidade praticamente todos os dias, e mantém, desde que foi criado, um Conselho Gestor Comunitário ativo, trabalhando para garantir a inclusão social pela cultura e dela gerar inclusão econômica e de trabalho, e resistir a todos os desafios para estabelecer um programa de cultura viva acessível a toda comunidade.

Localização: Avenida Capivari 602 – Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP 90810-070

Contato: (51) 96278626   quilombodosopapo@gmail.com        http://quilombodosopapo.redelivre.org.br

Núcleos da Incubadora Quilombo do Sopapo:

 

CVPCVP – Cristalizar Vídeo Produções

A produtora Cristalizar Vídeo Produção (CVP), é um empreendimento cultural, econômico e solidário formado historicamente por jovens negras e negros da periferia de Porto Alegre/ região do Cristal e que integra o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Surgida em 2009 a partir da realização de cursos de produção em audiovisual para as juventudes do Cristal e do projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência”, a CVP se orientou para a produção de vídeo-documentários que fazem narrativas do cotidiano da juventude negra, sua luta diária por melhores condições de vida e o enfrentamento da violência, da discriminação (social e institucional) e do genocídio – realidades constantes nas comunidades que integram o Cristal, especialmente o Morro Santa Teresa, Pedreira, Vila Ecológica e Bairro Cristal.
Canal: https://www.youtube.com/channel/UCwI4ZJB38ImH3iRlq2D3vlA
http://produtoracvp.wordpress.com
https://www.facebook.com/Cristalizar-V%C3%ADdeo-Produ%C3%A7%C3%B5es-1691821891086884/?fref=ts

 

 12671956_983719705043387_3983989044095931716_o-1024x606

Fuzuê Teatro de Animação

Se reconhece como um grupo de Fazedores, experimentadores e curiosos do Teatro de Animação, em convergência com outras linguagens; e um Empreendimento Econômico Solidário e Cultural do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, na área de produção e prestação de serviços na área de Teatro de Animação, integrado à Rede Sopapo/ RESF Guayí. Realizou importantes ações em 2015, como as temporadas do projeto “Devaneios” (processo criativo, blog, documentários e apresentações teatrais); criação do cartonero #bataclamastiga; a oficina Devaneios in Progress, além de efetiva participação na RESF/ Rede Sopapo e na Feira de Santa Maria. Participou de importantes festivais nacionais e internacionais.

https://fuzueteatrodeanimacao.wordpress.com/

12079134_1603825316545040_8275390769833644280_n-1_thumbSopapo de Mulheres

Coletivo feminista, autônomo, aberto e multidisciplinar. Desenvolve temáticas dentro do mote “Mulher, Arte e Mídia”. Executa o projeto Ruídos Urbanos, com processo integrado de formação continuada, realização de programas de rádio e de radiovisual, edição de livro cartonero, participação em feiras e eventos. Já foi contemplado com o FAC/ SEDAC RS e com o Prêmio Mídias Livres, sendo reconhecido como Ponto de Mídia Livre pelo Ministério da Cultura.

https://ruidosurbanospoa.wordpress.com/

 

 

IYALODÊ IDUNN

Reúne artistas, na sua grande maioria mulheres negras, em torno da musicalidade e ancestralidade do Sopapo. O coletivo realiza ensaios, atividades de formação, encontros semanais e se apresenta em eventos e espaços da comunidade e de Porto Alegre. O nome “Ialodê Iduun” significa “Senhora Felicidade” e sintetiza o espírito de alegria e a presença ancestral do feminino no Coletivo.

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=CrnE9jdWdOA | https://www.youtube.com/watch?v=yvdx1ZFdu5E | https://www.youtube.com/watch?v=61bGNymWo6c

 

Coletivo de Artes Gráficas Filhos do Mundounnamed-600x450

Criado a partir de curso do Pronatec – Quilombo do Sopapo – Editor de Vídeo e de Projeto Visual e Gráfico, surgiu a ideia e a vontade de dar continuidade, de forma ativa, a esses momentos de troca de conhecimentos, buscando também a geração de trabalho e renda. O grupo envolveu-se na preparação da festa de confraternização e encerramento do ano do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, desenvolvendo o material de divulgação, auxiliando na decoração e outras demandas do evento. A experiência de aprender fazendo contribuiu para fortalecer a ideia de trabalho coletivo e comunicação alternativa através de diversos suportes e de diferentes formas, seja através da impressão em papel, pelos meios eletrônicos e modelagem e estamparia em tecidos. Assim, em 14 de janeiro de 2015, nasceu o núcleo de arte e comunicação cidadã “Filhos do Mundo”, que desenvolve projetos de identidade visual e gráfica em parceria com todos os Núcleos e Coletivos do Quilombo do Sopapo.

 

Coletivo Fotográfico Imagens Faladas

Projeto multidisciplinar de fotografia, que realiza reportagens fotográficas da memória do território do Cristal, com a participação prioritária de jovens. Origina-se no projeto de extensão “Conexão de Saberes” e foi consolidado a partir de uma Interação Estética – Residência Artística. Realiza exposições fotográficas, faz percursos nas comunidades, tem um livro publicado e realiza um projeto pelo Programa Mais Cultura nas Escolas na Escola Paraná.
Blog: https://projetoimagensfaladas.wordpress.com
Livro: Imagens Faladas – uma reportagem fotográfica sobre a memória do Bairro Cristal

cartaz-exposio-com-logo-sintra

 

Coletivo Estúdio Multimeios

Espaço multidisciplinar em fase de estruturação no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, destinado à produção musical, suporte às ações de rádio comunitária, produção audiovisual e geração de trabalho e renda solidária.

2015-09-09_estudio-600x400