Território da Paz Cohab/Santa Rita, em Guaíba, teve evento comunitário domingo



No último domingo, 02 de outubro, o Território de Paz Cohab/Santa Rita, em Guaíba, vivenciou um importante momento de interação entre comunidade, órgãos da sociedade civil e poder público. Numa tarde ensolarada, diversos grupos comunitários e talentos locais apresentaram-se na Praça da Luz, e realizaram uma bela festa repleta de arte, cultura, informação.

Cerca de 300 pessoas passaram pelo evento cultural comunitário, onde também houve comercialização de diversos produtos de artesanato e alimentação. Alguns dos grupos produtores são organizados pela Escola Aglae Kehl e Escola Rui Coelho, através de atividades realizadas durante as oficinas da Escola Aberta. Outros empreendimentos ligados à Associação dos Artesãos de Guaíba, Fórum de Economia Solidária de Guaíba, MST, pessoas que geram renda através do artesanato e de produtos de alimentação também compuseram a feira.

Na ocasião, foi distribuído o boletim contendo histórico e diagnóstico da região. O evento marcou a passagem para a segunda fase do projeto, momento que serão realizadas oficinas de cidadania, abertas a todos os interessados em fomentar ações de Economia Solidária no Território de Paz da Cohab/Santa Rita. A secretária de Assistência Social do município e coordenadora do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), Luciana Kubiaki, esteve presente, assim como a secretária da Sedutec (Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Cultura), Cláudia Mara Borges Rosa.

A atividade também contou com o importante apoio da ONG Semente Solidária, Escola Aglae Kehl, ADDC, Agropecuária do Alemão, Bazar Irene, Movilar entre diversos outros parceiros.

O evento faz parte do Projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS”, desenvolvido pela Guayí, em parceria com a Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho), e ligado ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça). O projeto é desenvolvido em 16 Territórios de Paz, situados em 13 municípios do RS, e em Guaíba.

O projeto tem como objetivo fomentar a construção de alternativas de trabalho e renda através da ação comunitária autogestionada. Além disso, visa a estabelecer ações de mobilização comunitária e fomentar a economia solidária, através de um diálogo com a comunidade e compreendendo a geração de trabalho e renda como um mecanismo eficiente e efetivo de prevenção à violência.

As oficinas do Projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS serão realizadas nos sábados, dia 22 e 29 de outubro e 05 e 12 de novembro, sempre às 15 horas na Escola Aglae Kehl.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *