Oficina de meio-ambiente educa para comunidade sustentável no Loteamento Eldorado



Na última sexta, 26 de agosto, Trabalho Social do Loteamento Eldorado, Parada 70, em Viamão, promoveu a oficina de capacitação sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com a participação de 80 pessoas – entre beneficiários(as), familiares, convidados(as) e técnicos. O projeto é desenvolvido pela Cooperativa Habitacional dos Correios (Coohrreios) através do programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, e está construindo 157 casas para famílias de 1 a 3 salários mínimos. Além de atividades de formação bimestrais, ocorrem visitas e inspeção das obras feitas pelos mutuários e pela Comissão de Acompanhamento das Obras.

Durante a palestra, destacou-se a importância do armazenamento da água da chuva através de cisternas, já que a água da chuva é mais sustentável para o uso doméstico; a necessidade da arborização que proporciona beleza, equilíbrio da temperatura (no micro-clima) e, quando com árvores frutíferas, promove alimentação saudável; a validade de uma horta-comunitária para a saúde coletiva; além de solução alternativa para o esgoto pluvial e cloacal que, através de fossas especiais, pode gerar economia ao ser utilizado como adubação, irrigação e lavagem de áreas externas da residência. Para maior sustentabilidade individual e coletiva, é possível o uso de aquecimento solar, com tecnologias de construção caseira e de baixo custo financeiro, pois diminuem o consumo de eletricidade.

Em relação ao andamento das obras, os construtores e a equipe de obras relataram o bom andamento das mesmas, que alcançaram o número de 144 alvenarias (de um total de 157), sendo que muitas têm reboco e instalações elétricas e hidrossanitárias. Nesta semana, será feita mais uma medição pela Caixa Econômica Federal, visando à liberação de mais uma parcela de recursos do projeto.

A próxima reunião do grupo de beneficiários(as) cooperados(as) e parceiros(as) será no dia 1 de outubro, sábado, às 15 horas, no canteiro de obras do Loteamento. Será um encontro de integração com comunidade local.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *