Campanha pela Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária



O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) lançou, no último dia 18, em Brasília, a Campanha da Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária para mobilizar a sociedade pela criação de uma proposta de Lei que cria a Política Nacional de Economia Solidária, o Sistema e o Fundo Nacionais de Economia Solidária. A proposta foi elaborada pelo Conselho Nacional de Economia Solidária, com participação de representantes de diversos setores da sociedade civil e do governo.

Estiveram presentes no lançamento representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSAN), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) e Frente Parlamentar de Economia Solidária. Os representantes comprometeram-se com a campanha e garantiram contribuir com a mobilização social pela coleta.

A intenção é que militantes e simpatizantes organizem-se e articulem-se junto aos fóruns locais (municipais, microrregionais e estaduais) para realizar a coleta de assinaturas, divulgando a Economia Solidária. A formação de comitês de coleta, a divisão da coleta pelos territórios com metas reais são formas de otimizar o trabalho. Estratégias de aproveitar feiras, seminários, oficinas e outros momentos de diálogo com a sociedade para angariar assinaturas, além de realizar atos políticos em prol da causa, por exemplo, é uma das linhas de mobilização incentivadas. A proposta é também que, no dia 15 de dezembro, Dia Nacional da Economia Solidária, haja uma grande coleta em todos os estados.

Os materiais de divulgação tiveram sua produção gráfica e audiovisual realizada pelo empreendimento de economia solidária Catarse, do Rio Grande do Sul. Cartilha, adesivos, cartaz, folder, spot de rádio, vídeo e VT fazem parte das peças para a campanha e estarão disponíveis, em breve, na página www.cirandas.net/leidaecosol

ONDE ENTREGAR O FORMULÁRIO PREENCHIDO?

O FBES sugere que a articulação seja feita com o Fórum de Economia Solidária mais próximo. Os contatos dos Fóruns Estaduais e Microrregionais de Economia Solidária no Brasil podem ser acessados pela internet na página www.fbes.org.br/foruns

Já as folhas assinadas devem ser enviadas à Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), pelo correio, no endereço:

Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

SCS Quadra 6, Bloco A, Edifício Arnaldo Villares, sala 514

Brasília-DF – CEP: 70.324-900

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *