Novos desafios para o Loteamento Eldorado, em Viamão



Na última terça-feira, dia 16, uma reunião do Núcleo de Habitação da Guayí reuniu técnicos, profissionais de várias áreas, construtores, dirigentes sindicais e das cooperativas habitacionais dos Correios e de Canguçu.

A reunião discutiu a necessidade de qualificar a formação para o cooperativismo e fortalecer a comunicação direta com os beneficiários do Loteamento Eladorado, em Viamão, hoje realizada através de atendimentos individuais; encontros mensais de visita às obras e de formação; reuniões da comissão de obras. Também há ferramentas de mídia como o blog www.sonhoeldorado.blogspot, os sites da Guayi (www.guayi.org.br), e da Coohrreios (www.coohrreiosrs.com.br), o Boletim Informativo trimestral do Loteamento e o Boletim da Cooperativa; além de jornais de Viamão e contatos feitos pela internet.

A comunicação é um grande desafio, bem como a relação de vizinhança das 157 famílias dos cooperados que irão formar uma nova comunidade e integrar-se à comunidade local já existente no território do Loteamento. Para aumentar a integração, que já vem sendo construída desde o planejamento do projeto, será realizado um encontro dos cooperados com a comunidade local no dia 1º de outubro, às 15 horas, juntamente com a visita mensal que é feita nas obras. A boa vizinhança fortalece a comunidade, cria uma atmosfera de maior unidade, sentimento de pertencimento ao grupo e promove uma cultura de prevenção à violência.

Na perspectiva da construção de políticas públicas para a comunidade, que está crescendo, serão realizados encontros com várias secretarias da Prefeitura e com os Conselhos Municipais para o encaminhamento de demandas como transporte, saúde, educação, cultura e lazer e outras. Para fortalecer o andamento dessas propostas, será promovido um debate visando à criação de uma Associação Comunitária de Moradores, já indicada pela maioria dos cooperados.

Outro desafio consiste na integração cada vez maior de todas as pessoas e entidades que sustentam o projeto, de modo especial, as equipes de construtores (pedreiros, serventes e outros), trabalhadores e cidadãos da própria comunidade vizinha, que têm a função importante de, através do seu trabalho, construir a casa que irá abrigar uma família.

A próxima reunião do grupo de 157 beneficiários do Loteamento Eldorado, será no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 19 horas na Escola Setembrina, em Viamão, com oficina sobre Meio Ambiente e Saneamento.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *