Projeto Km 21 recebe inscrições de jovens em Bagé



De 21 de julho até o dia 4 de agosto estão sendo realizadas as inscrições dos jovens beneficiários do Projeto Complexo de Empreendimentos de Economia Popular Solidária – Km 21. A iniciativa integra a estratégia de desenvolvimento econômico do município e é um espaço de produção, prestação de serviços, formação, qualificação profissional e comercialização.

Entre os diversos objetivos do projeto, estão dar formação e qualificação para jovens em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade à violência, como egressos do sistema prisional, vítimas de violência doméstica e em processo de dependência química. O projeto vai apoiar os empreendimentos com o fornecimento de instalações físicas, máquinas, equipamentos, insumos e capacitação profissional.

Podem participar jovens de 16 a 29 anos, moradores de uma das áreas abrangidas pelo projeto: Ivo Ferronato, Malafaia, Nova Esperança, Prado Velho, Morgado Rosa, Habitar Brasil, balança e Dona França, entre outros critérios de seleção.

Os 370 selecionados participam da qualificação e formação profissional em três etapas, que abrangem temas como cidadania, trabalho autogestionário e qualificação profissional. É na segunda etapa que começa a constituição dos negócios, ou seja, dos empreendimentos econômicos solidários, como são chamados. Quatro áreas já estão definidas: pavimentação e calçamento, programação visual, recuperação ambiental e construção civil.

A publicação dos selecionados está prevista para o dia 12 de agosto e o processo de formação já deve começar no dia 15 do mesmo mês, conforme o edital. Os interessados podem fazer a inscrição em vários pontos de cada bairro apto a participar, como os postos de saúde, ginásios e escolas. No centro da cidade as inscrições são feitas na prefeitura da General Osório e no Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD).

No próximo domingo, será realizado o segundo evento de mobilização comunitária para chamar a atenção para a seleção, com realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com assessoria técnica da Guayí. A programação acontece no bairro Morgado Rosa, a partir das 14h. Haverá mateada, brinquedos para a garotada, pipoca e atrações artísticas. Na oportunidade, serão realizadas inscrições dos jovens. Primeiro evento aconteceu no domingo, 24.

(com informações do jornal MINUANO, de Bagé)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *