Diversos eventos em Bagé marcam início de execução de projetos na cidade



A semana de 18 a 24 de julho foi intensa em Bagé. Os projetos executados pela Guayí na cidade realizaram atividades e reuniram muita gente.

Na terça, 19, com a presença do prefeito Dudu Colombo, foi lançado o Edital de Seleção Pública de 370 jovens que realizarão a formação profissional e de economia solidária do Complexo de Economia Solidária Km 21. A seleção envolve os bairros de maior vulnerabilidade social, e está articulada conjuntamente com as associações de moradores e órgãos públicos que desenvolvem políticas públicas nesses territórios.

Na quinta, 21, aconteceu a aula inaugural do projeto Mulheres da Paz, com palestra de Sandra Oliveira, da Rede Industrial de Confecção Solidária (RICS). O evento marcou o início da formação das 100 selecionadas no projeto, com objetivo de capacitá-las para transformá-las em elos da comunidade com a rede de atendimento do município e as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O trabalho será desenvolvido em 31 bairros.

Haverá aulas de três em três dias, no período de um mês. O conteúdo envolve assuntos relacionados a cidadania e legislação. Depois, as mulheres mulheres atuarão nos bairros com a missão de construir formas alternativas de prevenção à violência, que envolvam as comunidades e suas organizações na discussão das políticas de segurança pública. As Mulheres da Paz receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 190.

Sábado, dia 23, foi inaugurado o projeto Cine Damé, que deve levar dois filmes por mês ao espaço – na escola Artur Damé -, seguidos de debate, para discutir o tema da violência. O projeto é uma parceria entre a Guayí, o jornal Minuano e a Associação de Moradores do bairro Damé.

Dezenas de crianças e jovens compareceram à abertura oficial, que teve a projeção e discussão dos filmes “Bicho de Sete Cabeças” e “Os Enrolados”. Antes, o violinista Paulo Viel se apresentou.

No domingo, 24, um evento cultural chamou a atenção da comunidade do bairro Ivo Ferronato para o processo de seleção do “Km 21”. A iniciativa foi do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto com a Guayí e a Associação de Moradores do Ivo Ferronato. Houve shows e cama elástica para as crianças.

Para a Guayí, além da formação profissional e geração de renda, é fundamental o trabalho pela formação humana.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *