Debate sobre cooperativismo reúne beneficiários do Loteamento Eldorado



Em mais um encontro do Trabalho Social, na noite fria de 17 de junho, aproximadamente 80 pessoas, entre beneficiários titulares, familiares, convidados e técnicos, reuniram-se na Escola Setembrina, em Viamão, para aprimorar seus conhecimentos sobre cooperativismo habitacional. O debate envolveu seus princípios, organização, responsabilidades dos associados e papel de uma organização associativa voltada para atender demandas coletivas de interesse social.

O jornalista Paulo Franqueira, tecnólogo em cooperativismo e diretor da COOHAGIG, foi quem desenvolveu o tema. Também foi apresentado e distribuído o boletim informativo número 2, destacando o estado acelerado das obras e o relato feito pela Comissão de Acompanhamento das Obras, formada por representantes do grupo.

Os beneficiários receberam ainda, da Cooperativa Coohrreios, o contrato de compra e venda de terreno e mútuo para obras, do Programa Minha Casa Minha Vida, que orienta a relação de financiamento do cooperado com a Caixa Econômica Federal e a Coohrreios na aquisição e construção da casa. Junto com o contrato, que tem caráter de escritura pública, também foi entregue a planilha de pagamentos e os documentos do Imposto Territorial Urbano (IPTU), que deve ser pago na Prefeitura de Viamão. Antes, porém, cada associado deve passar na Secretaria da Fazenda, levando os documentos e pedir a atualização dos valores.

Para os associados que não estavam presentes, os contratos estão à disposição na sede da Cooperativa. Ao final do encontro, foi feita uma avaliação a partir de um questionário com perguntas objetivas e dissertativas. O percentual sobre 10 itens perguntados foi o seguinte: 37% responderam ótimo, 30% muito bom, 27% bom, 2% ruim e 5% não responderam.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *