Núcleo de Habitação reúne-se com Caixa Econômica Federal



Nesta terça, dia 25 de maio/2011, o Núcleo de Habitação da Guayí, o engenheiro responsável pelo Loteamento Eldorado em Viamão e os diretores da Cooperativa Habitacional dos Empregados da EBCT (COOHRREIOS) e da Cooperativa Giusepe Garibaldi (COOHAGIG) que desenvolvem projetos habitacionais populares no RS reuniram-se com o Coordenador da Habitação de Interesse Social, Gustavo Meinhardt Neto, e a Técnica Social, Josiani Camejo, da Caixa Econômica Federal.

A pauta incluía a entrega oficial do relatório de atividades da primeira etapa do Trabalho Técnico Social (TTS) do Loteamento Eldorado (com 157 unidades), desenvolvida de janeiro até abril 2011. Na avaliação que se seguiu foi destacado o índice de 94% de satisfação dos mutuários com o projeto global e a importância das parcerias e congruência de esforços da Caixa, entidade organizadora, construtores, técnicos e entidades parceiras, entre elas a Guayí, com o trabalho social, além dos instrumentos de mobilização e informação aos beneficiários na construção da nova comunidade.

O segundo ponto de pauta foi a apresentação de dois novos projetos em fase de finalização: um Programa de Formação para gestores sociais que resgata e enfatiza a proposta de uma Escola de Construtores, elaborada em dois seminários sobre o Programa Crédito Solidário, visando a atender a necessidade de capacitação das lideranças sociais e de cooperativas e associações na gestão de projetos de interesse social. O programa, com a parceria das Cooperativas, também buscará parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua execução será em 2 anos, com a meta de desenvolver 12 cursos para turmas de até 40 pessoas.

Por fim, está em andamento um projeto de publicação, no formato de uma cartilha, com a história, as reflexões acumuladas e experiências cooperativistas na área da habitação de interesse social. Conforme os técnicos da Caixa, existe a possibilidade de parceria e apoio financeiro da instituição, tanto por parte das superintendências regionais quanto da central, em Brasília.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *