Comunidade do Umbu começa a contar sua história



A história da ocupação do Parque Residencial Umbu em Alvorada está sendo contada pelos moradores da comunidade em oficinas de oralidade que começou no domingo, 27 de março, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, na comunidade do Umbu. O resgate dos 24 anos de formação da primeira ocupação de habitação popular da América Latina começa a ser documentado através do Projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS”, executado pela Guayí no Território de Paz no Umbu, no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O trabalho de mobilização e conscientização da comunidade do Território de Paz do Umbu também conta com o apoio da ONG Movimentação, que há quatro anos vêm desenvolvendo ações sócio-educativas em Alvorada. Nas ações compartilhadas com as demais entidades da sociedade civil organizada, que atuam dentro do Território de Paz do Umbu. A Movimentação coloca a à disposição dos projetos sua base operacional na comunidade, que inclui seu Ponto de Leitura.

No projeto Guayí “Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS”, que começou no dia 24 de março, com apresentação do cronograma das ações da ONG na comunidade, contou com a presença de representações de segmentos da sociedade civil, do poder público municipal e estadual.

A Diretoria da Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) participou também, no domingo 27, da oficina da história oral dos moradores do Umbu, que protagonizaram o processo de ocupação do bairro (12 de julho de 1987) que agrega 23 anos de resistência de luta comunitária. O Griô Prudêncio, representando a Sedac, salientou a importância da participação do estado com a comunidade nas discussões de suas prioridades. “Defendemos uma democracia participativa, onde no centro do debate, têm que estar os sujeitos protagonistas das ações comunitárias. Penso que a cultura está exercendo este papel de promotora da cidadania”, afirma.

(com informações do blog Quilombo do Sopapo: http://quilombodosopapo.blogspot.com)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *