Mais de 1.500 vão ao lançamento do Territórios da Paz em Pelotas



Um grande evento mobilizou a Vila Santos Dumont, zona norte de Pelotas. O lançamento oficicial do “Territórios da Paz” na cidade, domingo 3 de abril, reuniu mais de 1.500 pessoas numa celebração que inaugurou as atividades do projeto, que integra o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).

A atividade foi organizada pela Guayí, pela Prefeitura de Pelotas e pelo Conselho Comunitário de Desenvolvimento Local e Prevenção à Violência, composto por integrantes da comunidade, nos seus mais diversos segmentos. E foi mesmo a comunidade da Vila Santos Dumont a verdadeira protagonista da festa: foi ela que mobilizou e realizou o evento, construído coletivamente e com muita identidade com sua realidade. As apresentações culturais, artísticas, e as atividades esportivas mostraram a cara das pessoas que ali vivem.

Belo exemplo disso foi a intervenção do hip hop, que contou com a presença do grupo Sequela, de Porto Alegre, e da comunidade do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Isso permitiu mais do que o contato entre duas comunidades, mas principalmente, o intercâmbio de experiências, de cultura, e a perspectiva de uma relação com a qual todos podem aprender.

O saldo de mobilização que fica do lançamento do “Território da Paz” em Pelotas é altamente positivo. A força e a disposição demonstradas na construção do evento demonstram que a comunidade Vila Santos Dumont tem uma grande potencialidade na luta por melhorias de suas condições de vida e na realização de seus sonhos. Na área de produção cultural, por exemplo, há expectativa de se contruir um estúdio da gravação multimídia para valorizar e incentivar os talentos que apareceram ao longo da festa.

Para Marcelo dos Reis, coordenador do projeto “Economia Solidária da Prevenção à Violência” em Bagé e Pelotas, foi perceptível quem é o personagem principal dessa história de superação: “Foi muito emocionante perceber que os jovens sentiram que há sim quem confie neles, e que eles têm muitas perspectivas e esperanças”, diz. “O evento foi realizado conjuntamente, e assim vai ser o projeto inteiro”, conclui.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *