Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo recebe Cesmar para parceria



Nesta quarta-feira, 16, o Centro de Recondicionamento de Computadores do Cesmar (Centro Social Marista) visita o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no bairro Cristal, zona sul da capital, para estabelecer parceria intermediada pelo governo do estado em manutenção de computadores.

O Ponto de Cultura tem 3 anos e, além de oferecer um telecentro à comunidade local, desenvolve processos de formação em tecnologia da informação aplicada à produção cultural. O espaço dispõe de 12 máquinas que servem a iniciativas que associam economia solidária e produção cultural.

De acordo com o coordenador do “Quilombo”, Leandro Anton, a parceria entre poder público e sociedade permite que se desenvolvam processos sociais que nem sempre atraem investimentos do setor privado. “Para um espaço comunitário, que dialoga com pessoas que vão acessar a internet pela primeira vez, ou estão no início do processo de sua integração ao mundo digital, é importante termos parceiros para operar da melhor forma”, afirma.

Para o governo do estado, que intermedia a parceria por meio da diretoria de inclusão digital da Secretaria da Comunicação (Secom), a importância de tal evento está em acompanhar iniciativas da sociedade civil na direção da democratização do acesso ao mundo virtual e promover essa inclusão de forma ativa. “O governo tratará inclusão digital com política pública, porque é direito dos cidadãos e cidadãs”, diz Paulo Leboutte, que representará o diretor de inclusão digital da Secom na atividade. A diretoria de inclusão digital foi criada este ano pelo governador Tarso Genro, para ampliar o acesso da população às tecnologias da informação e da comunicação.

O Cesmar visita o Quilombo do Sopapo às 10h, e a expectativa é que a relação estabelecida se amplie e possa dar frutos para além do serviço de manutenção de equipamentos in loco.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *