Justiça Comunitária Guajuviras forma primeira turma de agentes comunitários de mediação



O Núcleo de Justiça Comunitária do bairro Guajuviras, no município de Canoas, forma a primeira turma de agentes comunitários de mediação, às 19h desta sexta-feira (21/01). A solenidade de formatura dos/as 20 agentes e dos sete integrantes da equipe técnica do projeto será realizada no auditório da escola Erna Würth (avenida 17 de Abril, s/nº- Guajuviras).

O Núcleo de Justiça Comunitária Guajuviras tem como objetivo prestar informações e orientações sobre os direitos dos cidadãos, colaborando para que a comunidade resolva seus conflitos através do diálogo, de forma respeitosa, sigilosa, pacífica, solidária e criativa. As atividades estão divididas em três eixos: mediação de conflitos, educação para os direitos e animação de redes.

Dialogando com as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e com o novo paradigma de Segurança Pública executado no município de Canoas, o projeto Justiça Comunitária entende como fundamental a participação de sujeitos da própria comunidade como protagonistas de uma cultura de paz. Para isso, foram capacitados 20 agentes comunitários de mediação, além dos sete integrantes da equipe técnica do projeto, visando promover práticas alternativas na resolução de conflitos, a democratização do acesso à Justiça, o fortalecimento das redes sociais e a difusão de direitos humanos. O grupo recebeu capacitação de 56 horas, com abordagem sobre as técnicas de mediação de conflitos, além de exercícios práticos.

A Guayí atua na execução do Projeto Justiça Comunitária no Território de Paz Guajuviras por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Canoas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *