Atividades marcam a volta do povo à praça do Cristal



Desde as primeiras horas da manhã do último sábado (27/11), uma movimentação diferente podia ser notada na Praça Alexandre Zachia, no Cristal. Aos poucos, cadeiras, mesas, lonas, potes com tintas coloridas e livros ocupavam o espaço do gramado, dando forma ao que seria um dia de intensa programação. No meio da manhã, a instalação da geodésica, uma espécie de barraca gigante cuja montagem exige o trabalho sincronizado de muitas mãos, era saudada pela banda da Escola Estadual Elpídio F. Paes marcando o início das atividades do evento “A volta do povo à praça”, organizado pelas entidades integrantes do Fórum Regional de Justiça e Segurança do Bairro Cristal como estratégia de revitalização do espaço e um convite para que a comunidade volte a usufruir da praça e faça dela um lugar de integração seguro e atrativo.

Morador do Cristal há 40 anos, o empresário aposentado e síndico de um dos condomínios do entorno da praça, Ricardo Angelini, conhece o lugar como a palma da mão. Ele recorda da época em que as escolas levavam os alunos para fazer plantio de árvores e atividades culturais ali, e dos pais que chegavam com chimarrão e por lá ficavam durante horas enquanto os filhos brincavam. “Aos poucos a praça foi se esvaziando e ficando abandonada. O que queremos agora é mudar isso e atrair a comunidade de volta para este espaço que é de todos”, destacou.

A dona de casa Heloísa Oliveira do Nascimento estava entusiasmada. Ela costuma vir à praça seguidamente para acompanhar o filho Kauã, de 4 anos, que adora brincar de balanço, mas disse nunca ter visto tanta movimentação e alegria. No sábado, Heloísa tomava chimarrão e observava Kauã participando compenetrado da oficina de sticker`s, com os educadores da Fundação Iberê Camargo. “Vou comprar um lanche e passar o dia aqui, pena que não tenha banheiro para a população”, salientou. Heloísa pode ficar tranquila, pois este é um transtorno que deverá ser resolvido nas próximas semanas. De acordo com o coordenador do Fórum, Ledemar Bastos, já existem tratativas com a Prefeitura para reativar o banheiro e a casa localizada no coração da praça.

Tanto que artistas e crianças iniciaram a revitalização do espaço já no sábado. As paredes do lado de fora receberam tinta e depois foram grafitadas, assim como o muro que separa a área de um dos condomínios e os escuros bancos de concreto, que foram coloridos pelas mãos de dezenas de crianças que se juntaram aos artistas com o propósito de misturar cor e criatividade em tudo. “A ideia é que esta casa seja usada para guardar material de ginástica e servir de espaço para a realização de oficinas”, explicou Bastos.

Sob sol intenso, as atrações da tarde animaram o público, que se protegia do calor embaixo da lona da geodésica. As crianças e adolescentes da Casa de Nazaré cantaram, tocaram e dançaram; Richard Serraria disse estar feliz com a retomada da praça pelo povo e arrancou aplausos da plateia com um repertório variado; rap e rock fizeram todo mundo dançar, e, ao cair da noite, o Cine Sopapo também foi à praça, com a exibição do filme Invictus, que conta a história de Nelson Mandela.

A Guayí, por meio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, integra o Fórum Regional de Justiça e Segurança e participa da organização do evento, juntamente com o Clube de Mães do Cristal, Ação Rua, condomínios do entorno da praça, Programa de Educação da Fundação Iberê Camargo, Fórum Regional do Orçamento Participativo, Casa de Nazaré, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe), Levante Popular da Juventude, escolas da comunidade do Cristal, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal dos Esportes, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Brigada Militar e 20ª Delegacia de Polícia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *