Projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência será apresentado ao prefeito de Sapucaia do Sul



A Guayí reúne-se, às 14h desta quarta-feira (10/11), com o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, para apresentar o projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência no Rio Grande do Sul”. A ação, que abrange 16 comunidades denominadas Territórios de Paz pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) em 13 municípios, em Sapucaia será desenvolvida na comunidade da Grande Vargas.

O projeto, com duração prevista para 18 meses, visa fomentar processos voltados à geração de trabalho e renda por meio da economia solidária, e faz parte de uma ampla estratégia comunitária de prevenção à violência que prevê a mobilização das comunidades e dos órgãos responsáveis pelas políticas públicas.

Jovens entre 15 e 29 anos que estejam cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto e seus familiares; egressos do sistema prisional e seus familiares; moradores das comunidades prioritárias do PRONASCI; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; e, empreendimentos econômicos solidários que envolvam egressos do sistema prisional ou que tenham potencial para tanto, são os beneficiários da iniciativa.

De abrangência nacional, o projeto é resultado de uma parceria entre os ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego (MJ/MTE), no âmbito da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE (SENAES/MTE), buscando o desenvolvimento de uma política pública que constitua a economia solidária como uma das estratégias alternativas de prevenção à violência e de inserção social de apenados(as). No Rio Grande do Sul, será executado pela Guayí em Porto Alegre e mais 12 municípios.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *