Brasil Local Feminista participa de debate sobre direitos humanos em Pelotas



A Guayí, por meio do projeto Brasil Local Economia Feminista e Economia Solidária, participou, no dia 17 de setembro, em Pelotas, do painel Concepção e Promoção dos Direitos Humanos: Papel da Sociedade Civil e a Economia Popular e Solidária como Estratégia para a Transformação e Inclusão Social. A atividade, que integra as ações do projeto “Mesa de Diálogos sobre Direitos Humanos”, é realizada em parceria entre o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ministério Público Estadual, Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), Secretaria da Reforma do Judiciário e Ministério da Justiça.

A assessora técnica do projeto Brasil Local Economia Feminista e Economia Solidária, Estela Vilanova, falou sobre a Economia Popular Solidária (EPS) como estratégia central para uma sociedade justa e livre de preconceitos de classe, etnia, orientação sexual, religiosa, geracional e outras formas de discriminação. A abordagem despertou a atenção de promotores e promotoras da região e de lideranças dos diversos movimentos sociais, que expressaram a relevância do projeto que está sendo desenvolvido pela Guayí em oito estados e no Distrito Federal.

O objetivo desta ação que está sendo promovida em seis regiões do Estado desde o mês de junho, é oportunizar o conhecimento acerca dos posicionamentos de diferentes agentes sobre direitos humanos, a fim de subsidiar a atuação, por meio do comprometimento de agentes do Ministério Público, com a promoção de ações coletivas que expressem demandas populares de acesso à justiça em questões de direitos humanos; do comprometimento de agentes do movimento social popular com a utilização dos mecanismos judiciais para a promoção e proteção dos direitos humanos, além de contribuir para que a sociedade gaúcha compreenda mais amplamente os direitos humanos e as diversas formas de sua promoção e proteção.

A “Mesa de Diálogos sobre Direitos Humanos” já ocorreu nas regiões Metropolitana, Planalto, Central e Sul. As próximas regiões contempladas são a Serra, onde a atividade será realizada no dia 15 de outubro, em Caxias do Sul, e as Missões, no dia 5 de novembro, no município de Santo Ângelo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *