Guayí apresenta projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência em Guaíba e Gravataí



A Guayí apresenta, nesta segunda-feira (16), o projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência no Rio Grande do Sul” ao prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e à prefeita de Gravataí, Rita Sanco. A ação, que abrange 16 comunidades denominadas Territórios de Paz pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), em 13 municípios, em Guaíba será desenvolvida na comunidade da Cohab Santa Rita e, em Gravataí, na comunidade do Rincão da Madalena. As reuniões ocorrerão às 14h30min e às 17h, respectivamente.

O projeto, com duração prevista para 18 meses, visa fomentar processos voltados à geração de trabalho e renda por meio da economia solidária, e faz parte de uma ampla estratégia comunitária de prevenção à violência que prevê a mobilização das comunidades e dos órgãos responsáveis pelas políticas públicas.

Jovens entre 15 e 29 anos que estejam cumprindo pena nos regimes semiaberto e aberto e seus familiares; egressos do sistema prisional e seus familiares; moradores das comunidades prioritárias do PRONASCI; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; e, empreendimentos econômicos solidários que envolvam egressos do sistema prisional ou que tenham potencial para tanto, são os beneficiários da iniciativa.

De abrangência nacional, o projeto é resultado de uma parceria entre os ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego (MJ/MTE), no âmbito da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE (SENAES/MTE), buscando o desenvolvimento de uma política pública que constitua a economia solidária como uma das estratégias alternativas de prevenção à violência e de inserção social de apenados(as). No Rio Grande do Sul, será executado pela Guayí em 13 municípios.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *