Guayí apresenta experiência de empreendimento solidário no Madre Pelletier em seminário sobre educação em prisões



A Guayí, por meio do Núcleo Violência, Segurança e Direitos Humanos, apresentou a experiência do empreendimento solidário Grupo Liberdade, desenvolvida pela Rede Industrial de Confecção Solidária (RICS) na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, aos participantes do Seminário Internacional sobre Educação em Prisões: Convergências e Perspectivas, que se realiza em Brasília desde segunda-feira (7). Considerada exitosa, a ação está orientada na estratégia da economia solidária como inserção social de apenados(as). O relato da experiência ocorreu na tarde desta terça-feira (8), durante o eixo temático Ações Educativas – O Papel da Sociedade Civil.

A RICS é composta por seis empreendimentos solidários, sendo um na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, denominado Grupo Liberdade. Em atividade há mais de quatro anos, o grupo é constituído por apenadas do regime fechado, que confeccionam roupas hospitalares para o Grupo Hospitalar Conceição. A demanda, socialmente orientada, é de aproximadamente 18 mil peças por mês. Para desenvolver a atividade, a RICS conta com a parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul.

A experiência na Penitenciária Feminina faz parte do projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência”, desenvolvido pela Guayí, e que se constitui como processo que contempla a qualificação do empreendimento, a formação técnica e de gestão e a formação de cidadania, direitos, prevenção à violência e a inserção social.

O investimento em políticas públicas que fomentem o trabalho prisional a partir de empreendimentos associativos/cooperativos no contexto da economia solidária, norteada pelo conceito de demanda socialmente orientada, como a recomendação de utilizar as compras públicas como indutoras destes projetos voltados para a inserção social de apenados(as), foi uma das propostas de consenso aprovadas pelos participantes do eixo temático.

O Seminário Internacional sobre Educação nas Prisões é uma promoção dos Ministérios da Justiça e da Educação, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEA). O evento está sendo realizado em Brasília, entre os dias 7 e 10 de junho, com a participação de aproximadamente 350 pessoas, entre representantes das Secretarias de Educação e de Justiça de todos os estados e do Distrito Federal, autoridades e especialistas nacionais e internacionais vinculados ao tema do seminário e organizações da sociedade civil.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *