Guayí apresenta projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS aos municípios parceiros



A Coordenação da Guayí apresentou, no último dia 28, o projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência no Rio Grande do Sul, aos representantes dos municípios parceiros do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e aos agentes de desenvolvimento local do Centro de Estudos Sociais Contemporâneos (CESCOM), responsáveis perante o Ministério da Justiça (MJ) pelo apoio e articulação das atividades do PRONASCI no Estado.

O projeto é resultado de uma parceria entre os ministérios da Justiça e do Trabalho e Emprego (MJ/MTE) no âmbito da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE (SENAES/MTE), com o objetivo de fomentar a economia solidária como estratégia de prevenção à violência, por meio da inclusão social e material nos municípios com ações do PRONASCI, especialmente nas comunidades contempladas com o programa Território de Paz.

A reunião foi organizada pelo Comitê Articulador do PRONASCI/RS do Ministério da Justiça e realizada no auditório da Polícia Federal na Capital, com a finalidade de socializar o projeto aos demais parceiros, especialmente aos municípios contemplados, estabelecendo a integração com as demais ações realizadas em cada local. Os municípios contemplados com o projeto são: Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.

A Guayí foi selecionada para executar o projeto no Estado no segundo semestre do ano passado, após participar de uma chamada pública do MTE. A partir do mês de junho, serão iniciadas as atividades de articulação junto aos municípios, envolvendo o poder municipal, os Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM), os Conselhos Municipais, bem como com órgãos estaduais envolvidos com o PRONASCI.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *