Fórum Regional de Justiça e Segurança do Cristal discute diagnóstico da violência na região



Em reunião ordinária, no último dia 20, o Fórum Regional de Justiça e Segurança do Cristal iniciou o planejamento participativo para 2010, com a elaboração do diagnóstico da violência e da criminalidade da região, o que possibilitará a definição de prioridades para articulação de ações de prevenção. A Guayí integra o Fórum, por meio do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

Na reunião, além da representação das comunidades e entidades da região, estiveram presentes o major Souto, comandante da 2ª Companhia do 1º BPM, a delegada Vivian Nascimento, do 20º Distrito Policial, o inspetor Gabana, do Departamento Estadual da Criança e Adolescente, a Delegada Tatiana Bastos, da Delegacia da Mulher, o guarda municipal Edison Almeida, coordenador da Região, Marcelo Soares, gerente do Programa de Execução de Medidas Sócioeducativas (PEMSE), da Micro 5 da FASC, representante da EPTC, André Ribeiro, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana e Carlos Guarnieri, da Ação Rua.

No transcorrer da reunião, foram apresentados dados de ocorrências e atendimentos realizados por cada órgão na região, que demonstram em sua maioria que o Cristal tem índice de problemas nesta área superior ao índice da sua população (2%) comparado com a população de Porto Alegre.

Este quadro de informações será complementado na próxima reunião, a partir de depoimentos de outras entidades e órgãos, como as escolas, que ainda não se pronunciaram. Na sequência, será realizada uma síntese das ocorrências e das informações, que comporá o quadro geral dos problemas de violência e criminalidade no Cristal. Também constará no diagnóstico dados das potencialidades da região para enfrentamento desta situação.

O Fórum Regional de Justiça e Segurança do Cristal faz parte de uma rede maior de 16 Fóruns que compõem a estrutura região do Conselho Municipal de Justiça e Segurança – COMJUS, criado por lei em 2003, integrado por representante da comunidade e de órgãos públicos, com caráter propositivo, avaliador e fiscalizador das políticas de segurança, se constituindo em um espaço de participação da comunidade no debate e na construção de política de prevenção à violência. Aberto à comunidade, o Fórum reúne-se ordinariamente na terceira quinta-feira de cada mês, às 19h na sede do Clube de Mães, que fica na rua Curupaiti, 915, Cristal. A próxima reunião será no dia 17 de junho.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *