Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo recebe prêmio nacional



A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgaram o resultado do Prêmio Pontos de Valor. A Portaria nº 46 foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 11 e 12) no dia 1º de dezembro de 2009.

Foram selecionados 50 Pontos de Cultura de todo o país que irão receber R$ 10 mil cada um por apresentarem suas melhores práticas com foco na “formação e promoção de valores de vida”.

Entre os premiados está o projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência da Guayí desenvolvido pelo ponto de cultura Quilombo do Sopapo localizado no bairro Cristal na Av. Capivari 602. O projeto em andamento no Quilombo do Sopapo trabalha com produção audiovisual e resultou no surgimento da CVP – Cristalizar Vídeo Produções, empreendimento de economia solidária formado por jovens que passaram por um curso de formação de comunicadores comunitários e hoje está integrado a incubadora do Quilombo do Sopapo.

A comissão avaliadora teve como critérios de análises: o caráter inovador da iniciativa em ações na promoção de valores de vida, relevância da iniciativa para o entendimento da forma como a transmissão de valores de vida pode contribuir para a construção de um mundo melhor, aplicabilidade da iniciativa para produzir e gerar conhecimento, qualidade técnica da iniciativa e capacidade de ampliação de suas ações para outras comunidades.

A SCC/MinC e o PNUD querem contribuir para a compreensão das formas pelas quais os valores são transmitidos em diferentes meios e linguagens artísticas, inclusive a digital, com incentivo de uma política pública, subsidiando com isso a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional (RDH) 2009/2010.

Este é um projeto do Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo da premiação foi identificar e mapear os Pontos de Cultura que apresentem práticas inovadoras em ações com foco na formação e promoção de valores de vida.

O relatório busca identificar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios. Como parte da preparação desse Relatório, o PNUD, junto com seus parceiros, promoveu a Campanha Brasil Ponto a Ponto . A campanha pretendia definir o tema do RDH. Mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil participaram e escolheram o tema “Valores de Vida”.

Valores de vida são aqueles que vivemos, que praticamos. Eles não tratam apenas do que falamos, mas de nossas ações diárias. Entender porque praticamos ou não valores que dizemos ter e como eles são formados é um grande desafio a ser superado. Para tal é importante saber como os valores são transmitidos com sucesso. A vivência dos valores nos quais acreditamos é uma condição fundamental para termos uma vida melhor.

Neste sentido, considerando que a maioria das iniciativas dos Pontos de Cultura se baseiam em valores como compartilhamento, inclusão e solidariedade, a SCC/MinC, em parceria com o PNUD, concebeu o Prêmio Pontos de Valor.

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