Escola de Construtores Sociais
O objetivo da escola é contribuir com a formação e capacitação de dirigentes, trabalhadores, estudantes e profissionais que atuam no segmento da habitação de interesse social. Inicialmente a proposta é desenvolver cursos apoiados em três eixos, sendo:
1º: Gestão de Empreendimento de Habitação Social: Desenvolvido com a intenção de capacitar dirigentes e administradores de entidades sociais, comunitárias, sindicais e cooperativas que atuam no segmento.
2º: Práticas de Construção de Habitação de Interesse Social e Economia Solidária: Voltado aos trabalhadores da construção civil, com foco em práticas e técnicas alternativas, e também na organização de forma solidária.
3º: Projetos Técnicos de Habitação de Interesse Social: Voltada para estudantes e profissionais da área, deverá ser executada em parceria com uma universidade.
A atividade, que contou com o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF), reuniu meia centena de pessoas, entre eles o Gerente de Projetos do Ministério das Cidades Cesar Ramos, o engenheiro Gilson Kegler e a arquiteta Simonne Baugarten, representando a Caixa Econômica Federal, dirigentes de cooperativas habitacionais, organizações não-governamentais, associações e movimentos sociais, e representantes de prefeituras da região.
A perspectiva é de que ainda no primeiro semestre sejam desenvolvidos um curso do módulo um e dois, com turmas de 25 alunos, com uma carga aproximada de 250 horas-aula cada turma.