Inauguração do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo às 19h



O Ponto de Cultura Casa do Cristal Quilombo do Sopapo será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira (16/04), às 19h, na Avenida Capivari, 602, em Porto Alegre. O projeto é desenvolvido pela Guayí em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (SINTRAJUFE), a Região do Cristal, e financiado pelo Ministério da Cultura. Sopapo é um tambor, instrumento afro-gaúcho, feito originalmente com casca de árvore e couro de cavalo. Foi criado no século 19 por escravos que trabalhavam nas charqueadas da região de Pelotas (RS).

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias que integrem arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a construção de uma cultura de paz. O projeto tem como foco, a partir da instalação de estúdio multimeios, a música e a produção cultural local. A atividades de formação, através de oficinas em diversas áreas, e a inclusão digital, com o funcionamento futuro de um Telecentro, estão entre as ações desenvolvidas no Quilombo do Sopapo.

Outros dois projetos estão em desenvolvimento no Ponto: “Juventude Semeando Cidadania e Construindo Sustentabilidades” (financiado pela Sulgás/AMA), com o objetivo de capacitar jovens da comunidade em paisagismo produtivo e jardinagem ecológica; “Rede Jovem de Cidadania do Cristal” (financiado pela Azaléia/Instituto Nestor de Paula), que desenvolve oficinas de videodocumentário, radialismo comunitário, produção de texto e fotografia. Informações pelos e-mails guayi@guayi.org.br / quilombodosopapo@gmail.com ou pelos telefones (51) 3212-7178 / 3242-6788.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *