“Quilombo do Sopapo” terá oficinas de comunicação comunitária e de jardinagem ecológica



A Guayí é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que desenvolve trabalhos na área de geração de renda a partir dos princípios da economia solidária, de assistência técnica para implementação da agricultura ecológica, de habitação, de segurança e direitos humanos. No bairro Cristal, em Porto Alegre, executa o projeto Ponto de Cultura – Casa do Cristal “Quilombo do Sopapo”, financiado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (SINTRAJUFE). O projeto prevê o desenvolvimento da produção cultural local, com ênfase na música, promovendo o intercâmbio entre linguagens artísticas e expressões simbólicas diversas, que resultem numa rede de articulação, recepção e disseminação das manifestações artísticas.

Além do Ponto de Cultura, outros dois projetos estão em desenvolvimento na Casa do Cristal “Quilombo do Sopapo” (localizada na rua Capivari, 602):

– “Rede Jovem de Cidadania do Cristal” (financiado pela Azaléia/Instituto Nestor de Paula), que oferecerá oficinas de documentário em vídeo, rádio, texto e fotografia;

– “Juventude Semeando Cidadania e Construindo Sustentabilidades” (financiado pela Sulgás/AMA – Amigos do Meio Ambiente), com o objetivo de capacitar jovens da comunidade em paisagismo produtivo e jardinagem ecológica.

Ambos os projetos integram a “Rede Parceria Social”, da Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social.

Paisagismo produtivo e jardinagem ecológica

Ao longo do processo de capacitação, o curso de paisagismo produtivo e jardinagem ecológica constituirá um empreendimento coletivo visando a geração de trabalho e renda mediante prestação de serviços especializados e da comercialização dos produtos produzidos pelo grupo. Além disso, o empreendimento trabalhará na produção de mudas de plantas ornamentais, aromáticas, condimentares e alimentares.

Capacitação em comunicação comunitária

O projeto “Rede Jovem de Cidadania do Cristal” pretende proporcionar a oportunidade de participação cidadã em atividades coletivas de produção cultural que busquem estimular o protagonismo juvenil e a capacidade crítica em relação aos meios de comunicação social. Serão realizadas oficinas de capacitação em videodocumentário (março), produção radiofônica (abril), produção de texto (maio) e fotografia (junho). Em setembro, será realizada uma Mostra Cultural com os trabalhos produzidos nas oficinas. Mais informações pelo (51) 3212-7178 ou guayi@guayi.org.br.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *