Guayí participa de reunião da Rede Desarma Brasil



Integrantes da Rede Desarma Brasil, da qual a Guayí participa, foram recebidos dia 22 de janeiro no Ministério da Justiça para discutir a aplicação do Estatuto do Desarmamento. No encontro, a principal proposta apresentada pela Rede foi a realização de novas campanhas de entrega de armas. Representando a Guayí, Luis Antônio Brenner Guimarães ressaltou a importância de estabelecer espaços de discussão regionalizados sobre o desarmamento e, mais amplamente, segurança pública.

Brenner manifestou preocupação com o resultado do referendo no RS (87% pelo não), considerando que o debate foi insuficiente e confuso. Ressaltou ainda a necessidade de a Rede Desarma Brasil, assim como a população, ter acesso às informações sobre as armas de fogo apreendidas, assim como os locais de apreensão, para que se possa traçar um mapa do roteiro dessas armas.

Os integrantes da Rede foram recebidos pelo secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, que defendeu a realização de campanhas anuais de desarmamento no país. Conforme Biscaia, o Ministério da Justiça encaminhou à Casa Civil uma proposta com critérios para aplicação do estatuto. Em breve, segundo Biscaia, uma Medida Provisória com as regras deve ser editada. Antes, no entanto, o Governo Federal quer prorrogar o prazo para o cadastramento de armas e estabelecer um novo cronograma para a entrega voluntária de armas, como ocorreu em 2004 e 2005.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *