Seminário debate visão alternativa da violência e das políticas de segurança



As políticas tradicionais de segurança têm se tornado paliativas e incapazes de resolver o problema da violência, deixando um vácuo em relação às ações preventivas, além de não abrir espaços à participação social e comunitária na elaboração de políticas públicas cidadãs. Para debater o tema, a GUAYÍ realiza nesta sexta-feira e no sábado (dias 14 e 15), na Casa do Bancário (rua General Câmara, 424 – Porto Alegre), o seminário “Uma visão alternativa da violência e uma forma cidadã de construir soluções para a segurança”.

O seminário marca o encerramento do Projeto “Violência e Segurança em Debate”, que realizou durante o segundo semestre ciclo de filmes sobre a temática. O encontro representa o momento de avaliação e síntese dos debates realizados e também de elaboração de perspectivas de políticas e ações alternativas. Confira a programação:

Dia 14 de dezembro (sexta-feira)

– Das 18h30min às 21h30min: exibição do filme Falcão: Meninos do Tráfico, de MV Bill e Celso Athayde. Debatedores convidados: ALVO Associação Cultural, ONG 470, Revista Dilúvio, ONG Atitude e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre (CMDCA).

Dia 15 de dezembro (sábado)

– Das 9h às 10h30min: avaliação e síntese do debate realizado sobre violência e segurança.

– Das 10h50min às 12h30min: exibição do filme Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton. Debatedores convidados: ABRAÇO, Casa Brasil/Caxias do Sul, Odomodê, Gurias da Capoeira, Fórum de Entidades da Restinga (FERES).

– Das 14h às 16h: perspectivas de políticas alternativas. Debatedores convidados: Sindbancários, Sindipetrosul, Sintrajufe, Conselho Municipal de Justiça e Segurança de Porto Alegre (COMJUS), Uampa e Central dos Movimentos Populares (CMP).

– Das 16h às 17h30min: conclusão e encaminhamentos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *