Central de Comercialização aumenta renda de catadores e recicladores



A Central de Comercialização Solidária da Associação das Reciclagens de Caxias do Sul (ARCS) entrou no quarto mês de funcionamento, contabilizando mais de 42 mil toneladas de aparas de papel negociadas e revendidas às indústrias. Com a central, os recicladores e as associações têm conseguido incrementar em até 20% a sua renda.

A iniciativa integra as ações do Projeto Ecco – O Negócio é Reciclar, financiado pela PETROBRAS e desenvolvido pela GUAYÍ. A próxima etapa será a instalação de uma Usina de Beneficiamento de Plástico no município, que possibilitará agregar mais renda para as associações e também para os catadores da região serrana.

A equipe da central – responsável por pesar, triar, prensar e comercializar o material – é formada por representantes de associações e catadores de Caxias. O valor da tabela que referencia os preços pagos pelo quilo das aparas na Central de Comercialização é 20% maior do que o valor médio negociado pelo mercado na região. A Rede Ecco conta com o apoio da Associação de Empreendimentos Solidários EMREDE do Rio Grande do Sul.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *