João de Barro instala Fórum da Agenda 21 para promover desenvolvimento sustentável



Saneamento básico, regularização fundiária, espaços de lazer e oportunidades de trabalho são algumas das prioridades para moradores da Vila João de Barro, em Canoas (RS), que participam do Projeto “De Olho no Ambiente”, criado pela PETROBRAS para apoiar comunidades com baixo índice de inclusão social. A comunidade terá agora uma instância para construir um desenvolvimento sustentável e buscar a melhoria da qualidade de vida. O Fórum da Agenda 21 Comunitária será instalado neste sábado (6), às 14h, na sede da Associação de Moradores da João de Barro, reunindo moradores, sociedade civil e poder público.

O Fórum da Agenda 21 Comunitária é uma instância com caráter deliberativo e consultivo, responsável por implementar e monitorar a Agenda 21 Comunitária, conjunto de ações ambientais, sociais e econômicas para melhorar a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. A partir do Fórum, será possível estabelecer prioridades e possibilitar a busca de soluções em parceria com o poder público e com a sociedade civil. O projeto contempla 330 comunidades em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, o programa ambiental da PETROBRAS é executado pela GUAYÍ (palavra que significa “semente” no idioma dos índios guaranis), constituída como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), com sedes nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul. O “De Olho no Ambiente”, em fase de conclusão, está sendo realizado em cinco etapas: 1) sensibilização comunitária; 2) pesquisa de campo; 3) diagnóstico socioambiental; 4) reuniões temáticas; 5) implantação do Fórum da Agenda 21 Local. A metodologia do projeto foi estruturada para possibilitar um processo democrático e participativo – integrando os moradores, a sociedade civil e o poder público (municipal, estadual e federal) –, para analisar a situação atual da comunidade e planejar o seu futuro de forma sustentável.

SERVIÇO

O QUE: Instalação do Fórum da Agenda 21 Comunitária da Vila João de Barro

QUANDO: 14h

ONDE: Associação de Moradores (Rua Tóquio, 181)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *