Ponto de Cultura “Quilombo do Sopapo”



1.APRESENTAÇÃO:

A Guayí teve aprovação, por parte do Ministério da Cultura/Governo Federal, de seu Projeto de Desenvolvimento do Ponto de Cultura Casa do Cristal Quilombo do Sopapo, a ser implantado no Bairro Cristal em Porto Alegre, a partir de parceria com o SINTRAJUFE – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal, e da comunidade da região através de várias organizações. O Projeto prevê o desenvolvimento da produção cultural, principalmente dos jovens, a partir da tecnologia da informação, em software livre, criando um pólo cultural que articule e mobilize a comunidade da região, os jovens e a comunidade cultural de nossa cidade. A proposta visa fomentar capacidade autogestionária e sustentabilidade para as iniciativas articuladas no processo. Neste sentido, além de um caráter social e cultural, visa estimular a geração de renda através da economia solidária.

A parceria firmada cobre os custos de aquisição dos equipamentos necessários para a montagem do estúdio multimeios, a garantia de espaço próprio para esta finalidade e a adequação deste espaço, as despesas com a implantação do projeto, sua manutenção e seu desenvolvimento por um ano e meio ( 18 meses ).

Assim, estamos buscando parceria para o desenvolvimento das atividades de formação do projeto que são necessárias para qualificação dos jovens e demais segmentos sociais, no sentido de cumprir com os objetivos propostos pelo projeto. A formação é um dos eixos centrais da intervenção, é ela que vai permitir a qualificação, o desenvolvimento das potencialidades , a constituição de capacidade para a produção cultural e para a autosustentabilidade.

Com este objetivo, trazemos à sua apreciação a proposta de parceria para as atividades de formação, contribuindo efetivamente com a concretização do projeto. Em contrapartida, estaremos divulgando sua organização como parceira nesta construção.

2 – OBJETIVOS:

1.Instalar um espaço para desenvolvimento e formação em tecnologia da informação aplicada à produção cultural.

2.Fomentar iniciativas comunitárias, associativas e autogestionárias de produção cultural que potencializem o acúmulo local e viabilizem projetos sustentáves de geração de renda para o público envolvido, integrando também neste processo os trabalhadores do judiciário federal.

3.Atuar na formação e capacitação da juventude e de segmentos em situação de vulnerabilidade social da região do Bairro Cristal e da cidade de Porto Alegre.

4.Difundir as atividades dos grupos envolvidos, tornando o Ponto de Cultura uma referência , trocando experiência com outras iniciativas similares nas áreas da tecnologia da informação e da cultura.

3 – JUSTIFICATIVA:

A história dos movimentos populares nos últimos anos trouxe inúmeras conquistas para as populações da periferia, antes excluídas dos bens e serviços urbanos.

A trajetória de participação desenvolvida a partir da experiência de gestão democrática em Porto Alegre teve como um de seus resultados o protagonismo de importantes setores de nossa comunidade, historicamente marginalizados das prioridades de investimentos públicos e do processo de decisão sobre os mesmos. Esta possibilidade de participação reforçou movimentos e segmentos sociais, entre eles os jovens em suas diferentes manifestações culturais e interesses, as organizações comunitárias e de representação da comunidade, que a partir daí passam a ser protagonistas importantes na construção de políticas públicas , em parceria com o poder público.

O Bairro Cristal se constituiu em uma importante região do Orçamento Participativo de Porto Alegre, mobilizando sua população na melhoria da região em diversas dimensões.

Este projeto se situa na continuidade deste processo, visando através do Programa Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, criar um espaço permanente de produção cultural que signifique alternativa de inclusão social, geração de trabalho e renda, e possibilidade de criação e expressão de um segmento importante da juventude. Também busca uma integração com a vida da comunidade, através da previsão de que os conhecimentos adiquiridos pelos grupos sejam repassados à outros jovens da comunidade e da cidade, como forma de trabalho comunitário, além de disponibilização do próprio espaço e seus equipamentos para as demandas comunitárias.

Vamos integrar esse projeto com o projeto Casa Brasil (casabrasil.iti.br) que tem como objetivo promover a inclusão digital, a cidadania, o desenvolvimento local e regional sustentável, viabilizando o uso e a apropriação das novas tecnologias pela sociedade, propiciando o atendimento das necessidades das comunidades, a formulação de políticas públicas, a criação de conhecimentos, a difusão da cultura local e regional e o fortalecimento das capacidades das pessoas e das redes comunitárias.

Queremos nos integrar também a Somos@Telecentros – Rede de Telecentros de América Latina (http://www.tele-centros.org/), que possui também os nossos objetivos, como: criar redes humanas de telecentros comunitários e iniciativas que trabalham com tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento, a nivel de América Latina e Caribe. A Rede participa de um processo de aprendizagem e intercambio de conhecimentos e experiências, baseado no respeito ao trabalho colaborativo.

Queremos trazer e integrar o bairro no projeto Educom.rádio (http://www.educomradio.com.br) que nasceu em 2001 de um contrato entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo e o NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), visando atender a um dos objetivos do Projeto Vida que é o de construir, nas escolas públicas, um ambiente favorável às manifestações da cultura de paz e à colaboração mútua entre os membros da comunidade educativa, combatendo, desta forma, as manifestações da violência, tanto física quanto simbólica. Para tanto, o NCE trabalha com a linguagem radiofônica, envolvendo professores, alunos e membros da comunidade educativa.

E principalmente em sintonia com o Estudiolivre.org (www.estudiolivre.org) que é um ambiente colaborativo para dar suporte à produção e difusão de mídia livre, com informações sobre softwares livres, cujo o principal objetivo é o incentivo à produção e circulação de bens culturais livres e é voltado tanto para o usuário iniciante, como para quem já usa software livre.

É fundamental que possamos inserir na comunidade todas as filosofias e conceitos do software livre e do Creative Commons (ftp://mirrors.creativecommons.org/reticulum_rex/br/), trabalhando assim pela democratização do acesso ao conhecimento e pela libardade na comunicação e no uso da tecnologia da informação em favor do pleno desenvolvimento humano e da democratização de nossa sociedade.

4 – BENEFÍCIOS:

Culturais:

Criação de um pólo de referência cultural popular junto às populações excluídas desta região da cidade, junto aos jovens e aos trabalhadores do judiciário federal;

Aprimoramento e difusão da produção cultural local.

Viabilização da expressão cultural dos grupos envolvidos

Sociais:

Acesso a tecnologia digital de forma lúdica, viabilizando a utilização desta tecnologia como forma de potencializar e integrar as diversas formas de expressão culturais.

Fortalecimento e/ou recuperação dos vínculos de sociabilidade, especialmente entre a juventude e setores de maior vulnerabilidade social.

Construção de identidades através da livre expressão cultural.

Econômicos:

Desenvolvimento de empreendimentos solidários e sustentados, baseados nos princípios da economia solidária.

Participação na rede da economia solidária como forma de potencializar as iniciativas.

Qualificação em tecnologia da informação e autogestão.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *