Encontro Estadual de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável



Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 37 comunidades do Rio Grande do Sul vão debater iniciativas para estimular o desenvolvimento local sustentável, ou seja, a criação de empreendimentos econômicos que gerem trabalho e renda, mas preservando os recursos naturais nas diferentes vilas, bairros e cidades gaúchas. O Encontro Estadual de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável será realizado no próximo sábado (09/06), no auditório da Igreja Pompéia (rua Dr. Barros Cassal, 220), em Porto Alegre (RS). A atividade é promovida pela organização da sociedade civil de interesse público GUAYÍ, com apoio da PETROBRAS.

A idéia de um desenvolvimento local sustentável envolve o processo de participação social e a construção de uma cidadania ativa, habilitando as comunidades a desenvolverem projetos que correspondam aos seus desejos de justiça social, criando uma força alternativa capaz de combater a pobreza e a exclusão social. O evento deve reunir 150 pessoas, representando comunidades da Região Metropolitana, Litoral Sul e Litoral Norte. São esperados representantes do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/Ministério do Trabalho e Emprego), Petrobras, além de 17 prefeitos.

O encontro é direcionado às 37 comunidades que participam do Projeto “De Olho no Ambiente”, criado pela Petrobras, e executado pela Guayí em 17 municípios do RS. O “De Olho no Ambiente” estimula a construção de Agendas 21 Locais a partir de uma visão integrada das áreas ambiental, social e econômica. A partir da situação de vunlerabilidade social diagnosticada nestas comunidades, identificou-se a necessidade de construir, em conjunto com os moradores, alternativas de geração de trabalho e renda para combater o desemprego e a exclusão social, e ao mesmo tempo estabelecer uma nova relação com o ambiente.

A Guayí (palavra que significa “semente” no idioma dos índios Guarani), sediada em Porto Alegre, vem acumulando experiência na formação de trabalhadores em autogestão, em assessoria para a atividade econômica e estímulo à auto-organização de redes entre empreendimentos solidários.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *