Rede Industrial de Confecção Solidária (RICS)



A Rede de Confecção Industrial Solidária (RCIS) está se consolidando a partir do convênio entre a Guayí e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que permite a incubação externa de quatro unidades produtivas, sendo que três encontram-se inseridas nos seus bairros e articuladas com suas associações comunitárias e uma funciona dentro do Presídio Feminino Madre Pelletier.

A RCIS é um segmento articulado pela EMREDE e envolve o GHC e cinco empreendimentos associados descritos a seguir:

OSCIP Guayí responsável pela incubação externa dos empreendimentos e da RCIS, que envolve gestão, planejamento, qualificação, gestão ambiental e ampliação da RCIS, assim como acompanhamento, formalização e formação das quatro unidades produtivas e trabalhadores envolvidos.

Empreendimento de corte, controle de qualidade e logística localizado no Bairro Santa Tereza, em espaço próprio;

Empreendimento de costura “Costurando e Tecendo Cidadania”, que possui apoio e inserção comunitária, localiza-se junto à Associação Comunitária Campo da Tuca, no bairro Partenon.

Empreendimento de costura “Renascer” que possui inserção e apoio comunitário e localiza-se dentro da incubadora popular comunitária do Loteamento Cavalhada.

Grupo de costura composto por oito apenadas do Presídio Feminino Madre Pelletier, ocupa uma sala dentro do presídio, sob responsabilidade da SUSEPE e da Guayí.

Através deste convênio, O GHC se responsabiliza pelo fornecimento dos insumos e matérias primas para a produção de 14.500 peças mensais de roupas hospitalares pela RCIS por 12 meses, e pela orientação técnicas de corte e costura e acompanhamento nos 3 primeiros meses de produção. Atualmente as unidades produtivas contam com 24 trabalhadores, que estão entrando no mercado para responder a esta demanda, sendo 22 mulheres e 02 homens. O escritório da Guayí responsável pela RCIS funciona no Bairro Santa Teresa, junto com o empreendimento de corte, controle de qualidade e logística.

A concepção deste projeto é ampliar a RCIS, através da identificação de novas unidades produtivas em outras regiões da cidade ou região metropolitana, e da ampliação das unidades existentes ao agregar mais trabalhadores. A identificação de novos parceiros, onde a RCIS possa ofertar produto de qualidade, com custos menores que o mercado, contribuindo para a consolidação de um novo processo produtivo baseado na solidariedade, na autogestão, e na união de pequenos empreendimentos em forma de rede. O mercado potencial da RCIS é muito rico na região metropolitana, pois existe grande quantidade de hospitais públicos e privados, hotéis, motéis, assim como, muitas empresas que tem como custo fixo a utilização de uniformes, como empresas de segurança, metalurgia, etc.

As concepções de incubação neste projeto são sociais e econômicas. Sociais porque os empreendimentos incubados são selecionados entre aqueles que tem pouca produção e seus trabalhadores com pouca chance de serem incluídos no mercado formal de trabalho, significando a viabilização de trabalho e renda. E econômica significando a criação e fomento de novas formas de organização e atuação no mercado, sugerindo e intervindo para a consolidação de um modelo econômico sustentável baseado na autogestão, cooperação e solidariedade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *