Seminário de Ecosol discute geração de trabalho e renda em São Leopoldo



São Leopoldo vai sediar nesta quarta-feira (18) o Seminário Regional de Economia Solidária, que tem objetivo de identificar oportunidades e discutir alternativas para a geração de trabalho e renda em comunidades com baixo índice de inclusão social localizadas no Vale do Sinos. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 9h, reunindo representantes de Esteio, Sapucaia do Sul, Portão e Novo Hamburgo, além de São Leopoldo. A atividade é promovida pela ONG Guayí com apoio da PETROBRAS.

O encontro reunirá 12 comunidades envolvidas no Projeto “De Olho no Ambiente”, desenvolvido no Rio Grande do Sul pela organização da sociedade civil de interesse público Guayí. O projeto, criado pela PETROBRAS, estimula uma visão integrada das áreas ambiental, social e econômica para buscar a melhoria da qualidade de vida em bairros e vilas socialmente vulneráveis. A partir da situação de exclusão social diagnosticada nestas comunidades, identificou-se a necessidade de construir, em conjunto com os moradores, alternativas de geração de trabalho e renda.

A Guayí (palavra que significa “semente” no idioma dos índios Guarani), sediada em Porto Alegre, vem acumulando experiência na formação de trabalhadores em autogestão, assessoria para a atividade econômica e estímulo à auto-organização de redes entre empreendimentos solidários. Por isso, está promovendo quatro Seminários Regionais para capacitação na área de Economia Solidária (Vale do Sinos, Porto Alegre, Litoral Norte e Litoral Sul), além de um Encontro Estadual, envolvendo as 37 comunidades atendidas pelo “De Olho no Ambiente”. O encontro de São Leopoldo, nesta quarta-feira, será o primeiro dos seminários regionais. As comunidades participantes do seminário regional do Vale do Sinos são as seguintes: Vila Brás, Vila Paim, São Cristóvão, Vila dos Tocos (São Leopoldo); Vila Palmeira (Novo Hamburgo); Albino Kern (Portão); Bela Vista (Sapucaia do Sul); Vila Ezequiel, Navegantes, Vila Nova, São José, Esperança (Esteio).

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *