Caxias ganha projeto de inclusão digital para população de baixa renda



O Programa Casa Brasil, considerada uma das principais políticas de inclusão digital e social do governo federal, está em plena atividade em Caxias do Sul (RS). A inauguração ocorreu no dia 7 de janeiro. A Casa está localizada na rua Giovani Berton, 170, bairro Bom Pastor II.

O programa é voltado para a população de baixa renda sem acesso individual à internet. Em Caxias, a Casa Brasil inclui um telecentro com 20 computadores e acesso à Internet rápida, sala de leitura, laboratório de metareciclagem, biblioteca popular, estúdio multimídia capaz de oferecer oficinas de gravação e tratamento de áudio e vídeo, rádio comunitária e auditório/cinema. O investimento do governo federal na implantação da Casa Brasil no município é de quase R$ 200 mil reais.

O coordenador geral do programa Casa Brasil em Caxias, Rodrigo Beltrão, explica que nesta primeira etapa estarão funcionando o telecentro, a sala de leitura, a cozinha comunitária e o laboratório de metareciclagem, onde serão ministrados cursos de consertos de computadores e composição de obras de arte com a utilização de peças de equipamentos eletrônicos e de informática. “Ao longo de 2007, iremos ampliar nossa atuação, com a implantação do estúdio de multimídia, radio comunitária e um auditório/cinema, onde poderão ser feitas palestras e exibição de filmes”, afirma Beltrão. A Casa Brasil vai promover, ainda, cursos de alfabetização digital para públicos de todas as idades.

O programa é executado pela Guayí, com parceria da AMOB Bom Pastor II (que cedeu o prédio onde está instalado o projeto), Diretório Central de Estudantes/ UCS e Grupo Esportivo e Recreativo “É o Tchan”, com apoio da prefeitura de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Banco do Povo e ONG Cidadania e Moradia dos Funcionários da Caixa. O horário de funcionamento da Casa Brasil para atendimento geral será de terças a sexta-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *