Comunidades discutem desastre ambiental no Rio dos Sinos



A iniciativa tem por objetivo discutir os problemas decorrentes do desastre ambiental que resultou na contaminação do Rio dos Sinos e na morte de 85 toneladas de peixes, entre os dias 5 e 7 de outubro. O evento vai reunir cerca de 450 moradores da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte que participam do projeto “De Olho no Ambiente”, desenvolvido pela Organização Não-Governamental Guayí, com apoio da Petrobras.

Foram convidados para participar do encontro prefeituras de municípios banhados pelo Rio dos Sinos, Ministério Público, Assembléia Legislativa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entidades e ONGs ambientalistas da região. O Ministério do Meio Ambiente também estará representado na atividade, que prevê, além das oficinas, um passeio de barco pelo rio até o local do desastre.

As oficinas serão realizadas em sete grupos, abordando questões como a definição de bacia hidrográfica, a importância da água e dos recursos naturais para as comunidades ribeirinhas, os efluentes, esgotos e resíduos industriais que chegam ao rio. A atividade, intitulada “De Olho no Desastre Ambiental no Rio dos Sinos”, pretende promover a troca de conhecimento e estimular a consciência de preservação ambiental como forma de melhorar a qualidade de vida nas diferentes comunidades.

O QUE: Atividade “De Olho no Desastre Ambiental no Rio dos Sinos”

ONDE: Pesqueiro, em Sapucaia do Sul

QUANDO: Sábado (21/10), a partir das 9h30min

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *