Atividades realizadas de formação.



a.OFICINA “SEGURANÇA URBANA E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA. FORMAS ALTERNATIVAS E CIDADÃS DE CONSTRUIR SOLUÇÕES PARA A SEGURANÇA”. FÓRUM SOCIAL MUNDIAL/2005.

Durante o V Fórum Social Mundial em Porto Alegre, a Guayi realizou a Oficina “Segurança urbana e participação comunitária. Formas alternativas e cidadãs de construir soluções para segurança”, como atividade de um processo de discussão de políticas alternativas para tratar a temática da segurança e da violência, na perspectiva da participação comunitária e da harmonia da vida em coletividade.

A atividade foi realizada no dia 27 de janeiro de 2005, no Espaço Temático – Direitos Humanos e Dignidade por um Mundo Justo e Igualitário, Conjunto J, Sala 2007, com a seguinte programação:

* Das 12h às 15:15h – 1ª Mesa: ‘Segurança Urbana e Participação Comunitária – reflexões sobre o tema’, tendo como painelistas: Ricardo Balestreri da SENASP/MJ; Manuel Bernales Álvaro da UNESCO – Montevidéo/Uruguai; e, José Vicente Tavares do GP Violência e Cidadania – IFCH/UFRGS;

* Das 15:30h às 18h – 2ª Mesa: ‘Segurança Urbana e Participação Comunitária – Relato de experiências’, tendo como painelistas Derek Ballantyne de Toronto Community Housing – Projeto Habitacional de Toronto/ Canadá – Comunidade Saudáveis e Seguras; Luciano Siqueira, Vice-Prefeito de Recife/Pernambuco – A experiência de Recife; e Cel Luiz Antônio Brenner Guimarães, da Guayi – A experiência de Porto Alegre.

b. OFICINA “ UMA VISÃO ALTERNATIVA DA VIOLÊNCIA E DA SEGURANÇA”.

No dia 21 de junho de 2005, às 19h, no SEMAPI, Rua Lima e Silva, 251, foi realizada a Oficina “ Uma visão alternativa da violência e da Segurança”, com o objetivo de promover reflexão sobre a natureza e as causas da violência e proporcionar a identificação, elaboração e execução de ações e atividades de intervenção.

A Oficina foi destinada a lideranças comunitárias, sindicais, juventude e interessados no tema, além dos integrantes do Núcleo e desenvolvida através de metodologias de interação e participação do grupo, contendo seis momentos: 1º – Introdução – A Campanha da Paz; 2º – Formas de Manifestação da Violência; 3º – Causas da violência; 4º – Uma concepção alternativa de segurança; 5º – O que podemos fazer; e, 6º Encaminhamentos.

c. “SEMINÁRIO: VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E POLÍTICAS DE SEGURANÇA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA”.

Nos dias 27 de julho e 03 de agosto de 2005, no auditório do SINDIPETROSUl, Rua Lima e Silva, 818, em Porto Alegre, foi realizado o Seminário: “Violência, Criminalidade e políticas de segurança. Uma reflexão crítica”, destinado a lideranças comunitárias, sindicais, juventude e interessados no assunto, dentro do programa de Estudos e Debates do Núcleo, com o objetivo de aprofundarmos a capacidade de análise do tema da violência e da segurança, em uma perspectiva de tempo e do contexto social e político atual, com a programação seguinte.

* No dia 27 de julho de 2005, às 19 horas com a pauta: ‘ Processo histórico: reflexão sobre a violência e as políticas de segurança nas diferentes fases do capitalismo pós-guerra’.

* No dia 03 de agosto de 2005, às 19h, com a pauta; ‘A problematização da violência e da criminalidade no contexto atual’.

d.PAINEL “VIOLÊNCIA E SEGURANÇA EM DEBATE”.

No dia 25 de outubro de 2005, às 19h, Na Sala de Cinema PF Gastal da Usina do Gasômetro, foi realizado o painel ‘ Violência e segurança em debate,com o objetivo de ampliar o debate e a participação na busca de um projeto coletivo e alternativo de segurança.

Na primeira parte do evento foi apresentado o documentário – Notícias de uma Guerra Particular, do Diretor Valter Moreira Salles. E na segunda parte houve um debate precedido da manifestação dos seguintes painelistas: Roberto Arriada Lorea, Juiz de Direito; Psicólogo Norton Cezar da Rosa Jr., representante da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e Luiz Antônio Brenner Guimarães, da Guayi.

Este evento contou com a parceria da Campanha da Paz da Assembléia Legislativa de Porto Alegre, Sala de Cinema PF Gastal/Usina do Gasômetro e Conselho Municipal de Justiça e Segurança de Porto Alegre.

e. CURSO SEGURANÇA E SOCIEDADE: “UMA VISÃO ALTERNATIVA DA VIOLÊNCIA E UMA FORMA CIDADÃ DE CONSTRUIR SOLUÇÕES PARA A SEGURANÇA”.

Nos dias 24 e 25 de março de 2006, na sala da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, foi realizado o Curso Segurança e Sociedade – “ Uma visão alternativa da violência e uma forma cidadã de construir soluções para a segurança”, destinado a lideranças comunitárias, estudantis e sindicais, integrantes do Conselho Municipal e dos Fóruns Regionais de Justiça e Segurança de Porto Alegre e interessados no tema.

O evento foi realizado com os seguintes objetivos: qualificar lideranças comunitárias na atuação do Conselho Municipal, Fóruns Regionais e Conselhos Comunitários de Segurança Urbana; refletir a caracterização da violência e das políticas de segurança nas diferentes fases do capitalismo pós-guerra e, principalmente, no contexto atual; e, identificar formas alternativas e cidadãs de construir soluções para a segurança. A programação desenvolvida esta sendo apresentada na seqüência.

* Dia 24, das 18:30g às 22:30h, com o tema: violência, seu significado, suas formas de manifestação, suas causas visíveis e invisíveis e o enfrentamento convencional e alternativo.

* No dia 25, das 08:30h às 12:30h, com o tema: o processo histórico das políticas de segurança – o mundo desenvolvido, o Brasil, a modernidade, às transformações, a modernidade recente, o crime, as políticas de segurança, as políticas para a polícia, o crime organizado e transnacional; as políticas de segurança do município de Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal.

* Ainda no mesmo dia, das 14h às 18h, com o tema: a problematização da criminalidade, os fatores que aumentam a taxa de criminalidade, a nova teoria do desvio, os efeitos do aumento da taxa de criminalidade, o capitalismo e a criminalidade, a noção de déficit social e individual e a criminalidade e a cultura do medo. Políticas públicas de segurança, uma visão alternativa – a integração das ações preventivas, das ações comunitárias e das ações de política e justiça.

f. SEMINÁRIO SEGURANÇA E SOCIEDADE: “PORTO ALEGRE – A 1ª CONFERÊNCIA, O SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SEGURANÇA CIDADÔ.

Nos dias 21 e 22 de julho de 2006, na Sala 101, da Faculdade de Educação/UFRGS, foi realizado o Seminário Segurança e Sociedade: “ Porto Alegre – a 1ª Conferência, o Sistema de Proteção Social e a construção de uma segurança cidadã”, em parceria com o Conselho Municipal de Justiça e Segurança de Porto Alegre e com o apoio do GP Violência e Cidadania do IFCH/UFRGS, com o objetivo de capacitação aos conselheiros e integrantes dos Fóruns Regionais de Justiça e Segurança, para qualificar os métodos de trabalho, na possibilidade de representar um salto em direção da consolidação deste sistema inovador – Conselho Municipal, Fóruns Regionais e Conselhos Comunitários, bem como no alcance de seus objetivos. No seminário foi desenvolvida a programação seguinte.

* No dia 21 de julho, às 19h, com a pauta – o contexto atual e a problematização da violência e da criminalidade e as políticas públicas de segurança convencional e alternativa de enfrentamento.

* Dia 22, às 08:30h, O Sistema Municipal de Proteção Social: sua concepção, métodos e prática.

* E, às 13:30h, a 1ª Conferência Municipal: avaliação, resoluções, responsabilidades e encaminhamentos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *