Projeto ambiental da Petrobras apóia comunidades com baixa inclusão social



O projeto “De Olho no Ambiente”, criado pela Petrobras para apoiar comunidades de baixa inclusão social e promover o desenvolvimento sustentável, concluiu o processo de construção do Fórum da Agenda 21 Local em 37 comunidades gaúchas. O projeto abrangeu 17 municípios no Rio Grande do Sul.

O objetivo principal do “De Olho no Ambiente” é favorecer a melhoria a qualidade de vida nas comunidades, a partir de um processo democrático e participativo, integrando os moradores, a sociedade civil e o poder público (municipal, estadual e federal). O foco é a construção de uma Agenda 21 com dimensão Comunitária/Local, diagnosticando a realidade socioambiental, elencando prioridades e buscando construir soluções para temas como desenvolvimento local sustentável, água e saneamento.

A metodologia do projeto está estruturada em cinco etapas:

– Mobilização e Sensibilização da sociedade, instituições e governos;

– Pesquisa de campo e diagnóstico socioambiental;

– Reuniões temáticas;

– Fórum da Agenda 21 Local;

– Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum da Agenda 21 Local/Comunitária deverá ter a participação dos moradores e de diferentes atores sociais e governamentais, analisando a situação atual da comunidade e planejando o seu futuro de forma sustentável.

O que é Agenda 21

Os países membros das Nações Unidas conceberam e aprovaram a Agenda 21 durante a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro. O termo “agenda” foi criado no sentido de intenções, de desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente por governos e pela sociedade civil. É um processo participativo que envolve o poder público, o setor privado e a sociedade civil, para transformar o desenvolvimento de uma região (Agenda 21 Local), de um país (Agenda 21 Brasileira) e até mesmo do mundo todo (Agenda 21 Global), com base nos princípios da sustentabilidade da vida.

A Agenda 21 é instrumento e processo para criar e fortalecer iniciativas que promovem a conservação e integridade ambiental, a justiça social, a saúde pública, a valorização da diversidade cultural, o aprimoramento das instâncias e procedimentos democráticos, a educação de todos, os direitos humanos e a dignidade de vida como parte fundamental e inseparável da dinâmica econômica da sociedade. A Agenda 21 é, portanto, um instrumento vinculado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Municípios gaúchos envolvidos

Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Rio Grande e São José do Norte.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *