Programa de Economia Solidária de Caxias do Sul



A Guayí, em contrato firmado com a Prefeitura Municipal através de licitação pública é, desde 28 de julho de 2003, responsável para a execução do Programa de Economia Solidária que tem, conforme o contrato, a meta de:

“Desenvolver ações de Assessoria para o desenvolvimento de Empreendimentos Autogestionários, fomentando, monitorando, oferecendo assessoria a grupos de trabalhadores quanto à organização e à viabilidade jurídica, à viabilidade técnica-econômica de empreendimentos de economia solidária, à capacitação para a gestão e a identificação de necessidades de qualificação para o trabalho, tendo como meta a constituição e/ou acompanhamento de, no mínimo, 20 empreendimentos autogestionários”.

Para esta tarefa o Programa conta com a coordenadora da Economia Solidária da Secretária de Desenvolvimento Econômico e com a equipe profissionalizada da Guayí: coordenação geral, coordenação administrativa, assessoria em autogestão, assessoria jurídica, assessoria contábil financeiro e apoio de escritório.

Durante o período foram realizadas reuniões com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reuniões de capacitação metodológica com a equipe profissional da Guayí, horas de assessoria e oficinas de formação para os empreendimentos de Economia Solidária. Segue abaixo a relação quantitativa:

ATIVIDADES HORAS
Assessoria direta 5672,30
Oficinas de formação 680,00
Reuniões de capacitação metodológica com a equipe 366,60
Reuniões de coordenação 663,05
TOTAL 7381,95

Após um ano e meio de contrato, a Oscip Guayí apresenta o relatório dos grupos atendidos, atividades realizadas, conquistas adquiridas e dificuldades enfrentadas. O relatório consiste em

descrever o cenário da política pública de economia solidária no início do programa, a relação dos grupos assessorados, a situação da infraestrutura e formalização dos grupos, a produção e comercialização, a autogestão e a formação da rede de economia solidária.

No primeiro mês a assessoria elaborou um diagnóstico sócio-econômico de todos os grupos existentes e potenciais indicados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A partir dos dados coletados montou-se um plano de trabalho para o Programa de Economia Solidária. Desde então, a Guayí realizou o acompanhamento permanente a 20 empreendimentos solidários e eventual a outros 11 grupos, atingindo por volta de 400 trabalhadores dos segmentos de reciclagem da coleta seletiva, moveleiro, construção civil, confecção, panificação, artesanato, eletrônica, agroindústria e produção cultural Hip Hop.

Veja as fotos do projeto (17):

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *