Alimento Vivo



Almoço Vivo

Estamos realizando com grande alegria nossos almoços, quinzenalmente, na Feira Coolméia, no Menino Deus (Av. Getúlio Vargas 1084), nas quartas-feiras, às 12 horas.

A dinâmica do Almoço Vivo é da seguinte forma:

Cada um leva uma receita de alimento vivo.

O conjunto de contribuições forma um lindo banquete.

O convite é aberto a quem quiser participar.

O custo é zero!

Maiores informações com Nelson Dias Diehl – Fone: 3019 9655

Nutracêuticos

Banca dos Nutracêuticos / Cactos

Organização e Execução: GUAYÍ

Promoção: Fundação Juquira Candiru, Coolmeia, Arma Zen

Local: Feiras Coolméia / Jose Bonifácio

O que são Alimentos Nutracêuticos?

São alimentos que possuem capacidade significativa de repor aos seres vivos com determinados nutrientes.

O cacto é uma planta originária das Américas. Há registros no México de 5.000 A.C de uso do cacto. Os Guarani(sem o s) no RS ainda utilizam o cacto como erva medicinal( coração e circulação). Hoje,tem sua aplicação bastante diversificada. Como alimento é utilizado fresco como verdura ou industrializada: em pó desidratado, em conservas, sucos, bebidas alcoólicas (o vermelho do campari é extraído de uma cochonilha que habita no cacto,), e em fermentados. O seu suco é objeto de alto consumo nos países industrializados devido aos seus nutrientes e poder terapêutico. A indústria farmacêutica comercializa medicamentos cardiotônicos a base do cacto, na indústria de cosméticos prepara-se xampus, condicionadores, sabões, e cremes hidratantes para pele. Das sementes é extraído óleo comestível com propriedades nutricionais superiores ao óleo de oliva. Da fruta há a comercialização in natura ou na forma de doces e geléias. Na indústria utiliza-se como corante alimentício e como anticorrosivo. Na criação de animais é utilizado como forrageira nas regiões de clima semi-árido. No Brasil está sendo difundida no semi-árido nordestino primeiramente como alimento para bovinos e caprinos Também é cultivada em todo o mundo como planta ornamental.

Possui excelentes teores de vitaminas A, B1, B2, B3, C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, silício, sódio, lítio, magnésio e 17 aminoácidos essenciais o que lhe confere o título de nutracêutico. Em 86 g de cacto encontramos: 15 calorias da gordura 10%, gordura total 0%, gordura saturada 05, colesterol 0%, 20mg de sódio, 3g de hidratos de carbono, 2 g de fibra dietética, açúcares não disponíveis, 1 g de proteína, Vitaminas, 20% da vit C, 15% de cálcio e 2 % de ferro.

O seu consumo diário tem se difundido devido as suas propriedades

1- Digestiva:

Rico em fibras, mucilagem, pectina e resinas estimulam os movimentos peristálticos e protegem as paredes intestinais evitando a formação de ulcerações.

2- Coração

É conhecido redutor de colesterol. Os aminoácidos, as fibras e a vit B3Iniacina) impedem conversões adicionais do açúcar no sangue em gorduras, ao reduzir o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol de LDL. O seu teor de vit B3 possibilita a conversão do LDL em HDL – colesterol bom.

3- Fígado

A amônia, os radicais livres e as toxinas ambientais tais como o álcool e a nicotina são removidas pelo cacto.

4- Diabete

O cacto estabiliza e regula o açúcar do sangue aumentando os níveis e a sensibilidade do corpo a insulina. Indústrias homeopáticas incorporaram o cacto nos suplementos para regular os níveis de glicose no sangue.

5- Depressão

Devido ao seu teor de lítio auxilia na manutenção do bom humor e da estabilidade emocional.

6- Obesidade

As fibras solúveis do cactos freiam o apetite e evitam a prisão de ventre. O cacto tem proteínas que ajudam ao corpo diminuir celulite e os líquidos. Os aminoácidos, a fibra e a vitamina B3(niacina) removem o açúcar adicional no sangue.

7- Osteoporose

O equilíbrio dos teores de cálcio, magnésio e silício auxiliam na boa estruturação dos ossos.

No Brasil propagar o cacto significa enriquecer nossa cultura latina, ligar-nos aos antepassados que aqui viveram em harmonia com o ambiente. Significa, também, introduzir um novo hábito cujo objetivo principal é qualificar nossa saúde através de alimentos de fácil cultivo, rusticidade e adaptabilidade ao nosso ambiente.

Para segurança alimentar o cacto assume papel estratégico porque é a planta que melhor se adaptará às mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta. O aquecimento na Terra é crescente e irreversível para os próximos anos. Infelizmente, isto aumenta o risco de perdas das plantações de alimentos cultivados pela mulher e pelo homem.

Privilegiamos seu uso fresco na forma de sucos de luz, sucos com frutas neutras e em saladas cruas. Permitindo, assim, o melhor aproveitamento de suas propriedades nutricionais e terapêuticas.

Texto extraído do sito: www.nopalexport.com e do livro El Nopal

Receitas:

Sucos:

1- Cacto fresco , maçã, semente germinada, folhas e legumes. Bata no liquidificador e passe no filtro. Tome diariamente este suco.

2- Suco com frutas neutras: pode ser com mamão ou maçã ou abacate ou lima. A proporção é de um para um. Água adicione caso queiras uma consistência mais leve e coe. Para evitar a necessidade de açúcar utilize frutas bem maduras.

3- Limonada suíça com cacto: meio limão com casca e sem sementes, 1 copo de cacto e 1 litro e meio de água. Liquidifique e passe no coador. Adicionar adoçante( melado, mel, mascavo) em caso de ajuste do paladar.

Saladas:

1-Cacto: retire os espinhos e passe direto no ralador com casca(se for fibroso retire a casca) Tempere com limão e sal (pode ser missô ou molho de soja).

2-Cacto em tiras finas (sem casca e espinhos) em igual proporção de cenoura ralada e broto de alfafa.

3- Adicione cactos em seu tabule.

4- Experimente e invente.

5- Não recomendo cozinhar o cactos pois perderá suas informações.

Fale conosco: nutraceuticos@ig.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *