Notícias da RESF em Pernambuco



A coordenação e equipe técnica da Rede de Economia Solidária e Feminista – RESF, em execução pela Guayí, no estado de Pernambuco, realizaram diversas atividades nos meses de maio e junho. Aconteceram reuniões do núcleo, visita do Sandro Nascimento, articulação de parceria com o Senac e, realização do Encontro Estadual de Intercâmbio de Mulheres Rurais em Rede por Agroecologia, Economia Solidária e Economia Feminista. Confira as notícias:

 

Parceria com SENAC

Guiomar Albuquerque, Diretora Interina do SENAC PE firmando parceria com a Guayí para o Projeto de Rede

No dia 06/06/14, a coordenadora da RESF/PE Beatriz Gomes se reuniu com Guiomar Albuquerque, Diretora Interina de Operações do SENAC para discutir sobre a parceria nas ações de formação das trabalhadoras. Foi colocada a importância da qualificação das trabalhadoras da Rede, haja vista que a ação objetiva fortalecer os empreendimentos para melhoria de sua produção, e com isso viabilizar a autonomia econômica das mulheres. A proposta é inserir as mulheres nos Programas Educacionais realizados pela instituição, como: Pronatec Mulheres Mil, Programa Novos Talentos, em parceria com a Secretaria de Qualificação, Trabalho e Empreendedorismo do estado, além do Programa de Gratuidade do SENAC.

 

Mulheres Rurais em Rede por Agroecologia, Economia Solidária e Economia Feminista

Mesa Institucional, composta pela Secretaria da Mulher de PE, MDA, ASSIM, Via do Trabalho e INCUBACOOP (UFRPE) (Copy)   Discussão com os EES integrantes do Projeto do MDA sobre comercialização (Copy)

Nos dias 26 e 27/05/14  foi realizado o Encontro Estadual de Intercâmbio de Mulheres Rurais em Rede por Agroecologia, Economia Solidária e Economia Feminista, programa nacional também em execução pela entidade, conveniado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O encontro objetivou discutir a integração dos projetos em nível nacional e estadual com os empreendimentos econômicos e solidários inseridos na Rede, quais sejam, Vivendo e Aprendendo, Criando, Produzindo e Preservando, Artesanato Pajeú, Grupo de Mulheres Produtoras de Orquídeas da Associação dos Moradores e Produtores Agroecológicos do Imbé Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), CESAM, Aquarius, Planeta Vida e Maré Arte, grupos distribuídos geograficamente nas áreas rural e urbana do estado, localizados no Sertão do Pajeú, Zona da Mata Norte, Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, região metropolitana do Recife, Além dos parceiros institucionais: MDA, Secretaria da Mulher de PE, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP/UFRPE), Via do Trabalho e ASSIM.
O primeiro dia fora dialogado sobre os aspectos internos dos projetos, as políticas públicas existentes no estado voltadas para as mulheres do campo e dos centros urbanos, bem como a realidade da mulher, contextualizando seus tempos de cuidados, produção, geração de renda e considerações acerca do processo de comercialização dos produtos da Rede. O segundo dia ocorreu a visita de intercâmbio a uma propriedade agroecológica desenvolvida por Eromildes Brandão, conhecido como Cabotan, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Cabotan, educador e militante da agroecologia, economia solidária, dentre outros movimentos, socializou com as trabalhadoras da Rede a sua experiência com as práticas agroecológicas e o uso da tecnologia social implementada em sua propriedade.
O encontro propiciou a todas/os participantes momentos de trocas de saberes sobre a agroecologia, economia solidária, economia feminista, segurança e soberania alimentar, comercialização. Outro fator a ser considerado foi a reflexão em torno da importância da formação e qualificação das trabalhadoras para o aperfeiçoamento da prática agroecológica em suas comunidades, agregado aos princípios da Economia Solidária e Economia Feminista.

Eromildes Brandão apresentando o sistema de desidratação de frutas, utilizando material reciclado. (Copy)  Eromildes Brandão do NACE - PE falando sobre a importância do bio fertilizante na prática agroecológica (Copy)

Plano de Trabalho RESF/PE

Nos dias 04 e 05 de junho a equipe técnica da RESF/PE recebeu a visita de Sandro Nascimento, parceiro da Rede, Técnico do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) e componente do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES Nacional). Durante os dois dias fora discutido o andamento do Projeto no estado, com foco no Plano de Viabilidade da RESF. A equipe agradece a Sandro Nascimento pelo compartilhamento de conhecimento e cooperação no processo de construção do Plano de Viabilidade.

Sandro Nascimento construindo com a Base Estadual-PE o desenho da RESF (2)

 

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *