Projeto Petrobras Agenda 21 apresenta Diagnóstico Socioambiental Comunitário



Mais uma etapa do Programa Petrobras Agenda 21, executado pela Guayi, foi encerrada no mês de março. Foram realizadas reuniões nas comunidades, com apresentação e discussão dos diagnósticos socioambientais comunitários. Os documentos são resultado das informações obtidas pelos agentes comunitários, através de entrevistas feitas em 350 domicílios de cada localidade.

Esta sistematização foi apresentada e discutida com as comunidades, com o objetivo de consolidar  o diagnóstico socioambiental e definir suas três principais prioridades.

Na sequência, serão realizadas as Reuniões Temáticas de acordo com as prioridades escolhidas, para aprofundar a discussão, identificar os elementos que produzem o problema e listar as ações que podem contribuir na solução dos mesmos.

A Programa Petrobras Agenda 21 ainda prevê a implementação do Fórum Comunitário Local e a elaboração do Plano Comunitário de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21.

 

Sao_Sebastiao

São Sebastião – Esteio

Data: 04/02/14          Horário: 19h

Local: Salão da Igreja São Sebastião, à Rua Ezequiel Nunes Filho, 90

Os principais problemas apontados: Atendimento à saúde; abastecimento de água; rede de esgoto; segurança pública; inexistência de cooperativa de trabalho; poluição do ar e enchentes e alagamentos.

Ao final da reunião e da discussão do diagnóstico socioambiental comunitário a comunidade presente escolheu três prioridades a serem trabalhadas: enchentes e alagamentos, atendimento à saúde e a poluição do ar.

 Comtel

COMTEL/Guajuviras – Canoas

Data: 15/03/14   Horário: 17h

Local: Salão Capela Menino Jesus de Praga, Rua 5, nº 210

Os principais problemas apontados: segurança pública; poluição do ar; atendimento à saúde; inexistência de cooperativa de trabalho; violência e criminalidade; drogas Ilícitas e álcool  e; falta de projetos sociais.

Três prioridades a serem trabalhadas: segurança pública (criminalidade e drogas), atendimento à saúde e projetos sociais;

 Sao_Jose

São José – Esteio

Data: 18/03/14    Horário: 19h

Local: Centro Municipal de Educação Básica Alberto Pasqualini, à rua Arthur da Costa e Silva, nº 55

Os principais problemas apontados: atendimento à saúde; segurança pública; limpeza de ruas e terrenos; poluição do ar; inexistência de cooperativa de trabalho; projetos sociais; enchentes e alagamentos; criminalidade e violência; drogas e álcool.

As três prioridades a serem trabalhadas: enchentes e alagamentos, atendimento à saúde e drogas e álcool.

 

Liberdade

Liberdade – Esteio

Data: 21/03/14    Horário: 19h

Local: Centro Municipal de Educação Básica Eva Karnal Johann, à rua Alvício  Nienow, nº 202

Principais problemas apontados: atendimento à saúde; abastecimento de água; rede de esgoto; urbanização das ruas; criminalidade e segurança; limpeza de ruas e terrenos; poluição do ar; ausência de cooperativa de trabalho; falta de projetos sociais; ausência de associação de moradores; pobreza e desemprego e falta de coleta de lixo.

As três prioridades a serem trabalhadas: atendimento à saúde,  rede de esgoto e, pobreza e desemprego.

 Olimpica

Olímpica – Esteio

Data: 24/03/14     Horário: 19h

Local: Escola Dyonélio Machado, Padre Antônio Vieira, nº 787

Principais problemas apontados: regularização fundiária; atendimento à saúde; rede de esgoto; abastecimento de água; segurança pública; violência e criminalidade; poluição do ar; inexistência de cooperativa de trabalho; ausência de projetos sociais; falta de associação dos moradores atuante; enchentes e alagamentos.

Três prioridades a serem trabalhadas: atendimento à saúde, enchentes e alagamentos e abastecimento de água.

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *