Quilombo do Sopapo recebe novos Pontos de Cultura



Em clima de comemoração, na última segunda-feira (2), o Território do Quilombo do Sopapo, no Cristal, Zona Sul de Porto Alegre, sediou a apresentação dos 82 projetos selecionados para compor a Rede RS de Pontos de Cultura. Contou ainda com o lançamento do edital para mais 78 Pontos, num convenio de R$ 18,13 milhões entre MinC e SEDAC, através do Programa Cultura Viva.

Para a participação na Rede é necessário que os projetos manifestem interesse pela gestão participativa; educação popular; comunicação comunitária; economia solidária; cultura digital; sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Além destas dimensões, a Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

PARTICIPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO QUILOMBO DO SOPAPO

Além de sediar o evento, o Quilombo do Sopapo protagonizou as apresentações artísticas e culturais para a abertura e encerramento do Ato, que contou com a presença de inúmeras autoridades nacionais, estaduais e municipais.

Ao relembrar a história de resistência e construção da identidade do Território do Quilombo do Sopapo, Helena Bonumá, da coordenação da Guayi, destacou a importância que os governos, Federal e Estadual tem demonstrado a espaços que “galvanizam a criatividade da juventude, dos povos indígenas e dos quilombolas”, por exemplo, que se constituem em imprescindíveis espaços de luta pela liberdade.

SOBRE O QUILOMBO DO SOPAPO

A Guayi iniciou o Projeto do Ponto de Cultura do Quilombo do Sopapo em 2005. Através de convenio com o Ministério da Cultura, no Programa Cultura Viva, a iniciativa começou a se materializar a partir de 2007 e entrou em atividade em 2008.

O projeto do Ponto de Cultura, situado na região do Cristal, é voltado a promover alternativas de produção cultural e audiovisual, além de capacitação na área de tecnologia da informação para jovens.

O Quilombo do Sopapo conta com um Conselho Gestor Comunitário e busca incentivar ações com jovens, integrando arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a afirmação dos direitos e construção de uma cultura de não violência.

O Projeto é desenvolvido pela Guayi em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal – SINTRAJUFE/RS, SERPRO, Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Fundação Banco do Brasil (FBB) e com a Região Cristal, representada por diversas organizações.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *