Consulta popular para Orçamento Estadual demonstra força da economia solidária em Bagé



Na última sexta-feira, 25 de maio, aconteceu a Etapa Municipal da Consulta Popular para o Orçamento Estadual de 2012. Nessa etapa, os municípios definiam os projetos que poderão ser votados na próxima etapa pelo conjunto da população.

A Guayí foi uma dos proponentes do Projeto de Estruturação de um Centro Público e Apoio aos Empreendimentos de Economia Solidaria, para o qual foram designados R$200.000,00 para o Projeto. Além disso, entre os 30 delegados a que o município de Bagé tem direito, haverá uma jovem integrante do Complexo de Empreendimentos de Economia Popular Solidária Km21 e uma das mulheres da paz.

Essas importantes vitórias demonstram a força do tema da Economia Solidária em Bagé e na Região da Campanha. Veja abaixo matéria do jornal O MINUANO, de 26 de maio:

“A primeira etapa do Orçamento Estadual aconteceu no mês passado, quando foram elencadas as 10 demandas mais importantes para Bagé e região, conforme a escolha dos participantes daquela audiência pública. Na assembleia de ontem foi a vez da comunidade definir os delegados e também os projetos referentes às demandas pré-estabelecidas.

O coordenador regional de Participação Popular e Cidadã da região da Campanha, Mateus Azevedo, revelou que foram definidos 32 delegados. Isso porque a cada 30 participantes da assembleia, era necessário eleger um delegado e mais de 930 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores ontem. Eles terão papel fundamental na próxima etapa do Orçamento Estadual, previsto para dia 9 de junho em Candiota, quando os delegados de toda a região estarão reunidos para definir a ordem dos projetos e seus valores na cédula de votação.

Ontem a comunidade teve a oportunidade de eleger até 10 projetos que contemplassem uma das 10 demandas escolhidas no mês passado. Foram cadastrados apenas seis projetos, já que a comunidade entrou em consenso sobre as demandas que consideram mais necessárias. A iniciativa visa facilitar a liberação dos valores por parte do governo. A terceira e última etapa do Orçamento Estadual culmina com a votação das prioridades em todo o Estado, em julho.

Prioridades cadastradas

***

Segurança pública

Infraestrutura na saúde

Reforma do prédio da Uergs

Caminho da Luz transformar-se em centro de referência regional

Capacitação e estruturação da economia solidária

Irrigação na zona rural”

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *