Quilombo do Sopapo vai oferecer oficinas para montar “Um sonho de liberdade – Ópera do Sopapo”



O Quilombo do Sopapo está dando início ao Pontinho de Cultura. Esta ação é fruto de um prêmio que o ponto de cultura ganhou do Ministério da Cultura e será desenvolvida nos próximos cinco meses. O objetivo da ação é a montagem do espetáculo UM SONHO DE LIBERDADE – ÓPERA DO SOPAPO.

O processo de montagem será feito em oficinas de confecção e manipulação de Bonecos Gigantes e de Música com Percussão. As inscrições para as oficinas estão abertas e devem ser feitas até o dia 18 de maio por e-mail ou presencialmente no Quilombo do Sopapo.

O período de preparação será de 15 de maio a 15 de setembro e ao final serão realizadas 5 apresentações do espetáculo, quatro em escolas da Região Cristal e uma na praça que fica em frente ao Quilombo do Sopapo. O coordenador da ação será o Griô Edu do Nascimento e as oficinas são gratuitas, com 25 vagas para a percussão e 15 vagas para os bonecos gigantes. A ação terá a participação de outros músicos, entre eles: Richard Serraria, Negro É e Pelota, que irão colaborar nas oficinas de criação da trilha sonora.

BONECOS GIGANTES – 3ª e 6ª feiras das 14 às 18h

PERCUSSÃO – 5ª feira das 14 às 18h

INSCRIÇÕES – por e-mail: quilombodosopapo@gmail.com; ou no Quilombo do Sopapo: Avenida Capivari 602, Bairro Cristal.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO – até o dia 18 de maio.

Os integrantes da oficina de Bonecos Gigantes também poderão ser os atores da peça, e os integrantes da percussão executarão a trilha sonora. Importante: caso haja interessados em somente fazer as oficinas de confecção dos bonecos e de música, sem participar das apresentações, é possível.

A proposta é que a partir do Projeto Pontinhos de Cultura possamos desenvolver uma ação pedagógica que integre de forma mais orgânica as diferentes linguagens trabalhadas nas oficinas, tendo a história do Tambor de Sopapo como fio condutor.

Queremos montar uma encenação que tenha como referência a experiência da Ação Griô O Sopapo de Todos os Papos a partir de uma pequena ópera que promova o encontro dos bonecos gigantes, da batida rap com a sonoridade do Sopapo e uma parte de sua história.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *