Canguçu prepara assinatura de contratos do Minha Casa Minha Vida



No sábado 28 de abril de 2012, a equipe do Trabalho Técnico Social da Guayí realizou o primeiro encontro com 14 famílias de baixa renda inscritas no programa Minha Casa Minha Vida em Canguçu, região sul do estado, 350 km de Porto Alegre. O encontro reuniu 26 pessoas, entre beneficiários titulares, familiares, visitantes, dirigentes e técnicos da Cooperativa Habitacional de Canguçu – COOPHAB; da Oscip Guayí (responsável pelo Trabalho Técnico Social); e do Sindicato dos Servidores Federais/RS, que oferece apoio ao projeto.

Após a apresentação das famílias para integração, foi resgatada a memória do processo e dúvidas dos beneficiários foram sanadas. Também foram apresentados os objetivos e o funcionamento do trabalho técnico social (TTS) abrindo espaço para sugestões e projetando a definição do programa para o próximo encontro, após a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal, prevista para o mês de maio.

Na reunião foram reafirmados os membros das Comissões de Representantes – responsável pela gestão financeira do empreendimento – e da Comissão de Acompanhamento das Obras (CAO) – responsável pela “fiscalização” e monitoramento das obras – ambas exigências do programa, que inclui as famílias na gestão do projeto, junto com a Cooperativa, que é a entidade executora.

Sendo um projeto de casas pulverizadas, isto é, distribuídas individualmente no território da cidade, foi orientada a preparação dos beneficiários com um local adequado para o armazenamento dos materiais de construção, bem como a indicação de construtores para a execução das obras. Foi entregue aos titulares a lista de todos os cooperados do projeto, a planta baixa e projeto arquitetônico da casa, sendo que os demais documentos serão entregues no próximo encontro do TTS. Como avaliação do encontro, foi destacada a forma simples, colaborativa e participativa da reunião e o estado de alegria, energia e satisfação dos beneficiários com a concretização do projeto da casa própria.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *