Ministério da Justiça vem a Porto Alegre conhecer experiência da Rics no Madre Pelletier



O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, este em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 12 de março, para conhecer a experiência da Rics – Rede Industrial de Confecção Solidária – com as apenadas do presídio feminino Madre Pelletier. O órgão vai conhecer e analisar experiências de trabalho de mulheres no sistema prisional, com enfoque para processos de economia solidária, a fim de propor uma política alternativa de trabalho prisional em âmbito nacional.

Pela manhã, representações do Depen, da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e do Ministério do Trabalho estiveram no Madre Pelletier, acompanhadas pela Sesampe (Secretaria Estadual de Economia Solidária e Apoio à Pequena e Microempresa), visitaram o presídio e as instalações da Rics no local. Foram recebidos por Ilma Borges, coordenadora da Rics, e Helena Bonumá, coordenadora da Guayí. Pela tarde, o grupo dirigiu-se ao Semente, na zona norte da capital, onde funciona a sede central da rede.

O dia também incluiu agenda com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). O Depen apresentará um calendário de oficinas a serem realizadas para construir seu projeto, com base nas discussões e experiências sistematizadas. Todos mostraram-se positivamente surpreendidos com o trabalho da Rics.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *