Ano novo em casa nova para as famílias do Loteamento Eldorado



No dia 7 de janeiro de 2012 – ano da realização do sonho da casa própria para as 157 famílias do Loteamento Jardim Eldorado –, foi realizada a primeira reunião extraordinária no canteiro de obras da Parada 70 em Viamão, reunindo 70 pessoas, entre beneficiários titulares, comissão de obras, familiares, visitantes e técnicos. A atividade, sob o intenso sol de verão e a sombra da varanda do Galpão de Obras serviu para atualização de informações através de perguntas e debates e da distribuição do Boletim Informativo nº 4, (outubro a dezembro 2011), esclarecimento de dúvidas em geral e sobre a montagem da casa modelo, em fevereiro.

A casa finalizada irá oferecer, de modo mais real e completo, o imóvel que os beneficiários irão receber, sendo-lhe facilitada a visualização e a escolha de alguns itens do acabamento como a cor do azulejo, entre dois tipos, e da pintura. São cem casas que já entraram em fase de acabamento e a previsão de entrega no primeiro semestre do ano. Isso exige das famílias, desde já, planejarem o processo da sua mudança para que, assim que possível, possam ocupar suas moradias.

A intenção de todos é promover a segurança na comunidade através de uma vizinhança solidária. É importante que haja cuidado recíproco entre os moradores visando ao bem coletivo, não somente com o patrimônio privado e público, mas também com o ambiente e as pessoas que habitam o território.

Sobre a criação da Associação de Moradores, foi reafirmada a importância da organização da comunidade para a busca das soluções para as demandas coletivas e serviços públicos para o loteamento. A primeira reunião do grupo interessado está agendada para o dia 10 de março, sábado, às 16h, após a visita as obras já definida no cronograma de atividades do Trabalho Técnico Social desenvolvido pela Guayí em parceria com a Coohrreios.

Terminado o primeiro ano do loteamento, o balanço final é altamente positivo: a rede elétrica foi instalada; 90% da rede de abastecimento da água e esgoto pluvial foram executadas; 100 casas estão em fase de acabamento. O trabalho social promoveu 13 reuniões com todos os beneficiários para a difusão das informações e orientação, o acompanhamento das obras através da Comissão de Obras, a educação e capacitação para viver em novo território, integração e participação entre as famílias e com a comunidade local, a elaboração de quatro edições do Boletim Informativo, entre outras atividades. Tudo isso resultou na aprovação do empreendimento total que chegou a 93% nas pesquisas de avaliação e satisfação pelos futuros moradores.

No próximo encontro de formação/capacitação do grupo das 157 famílias e da comunidade local o assunto a ser tratado é “Segurança e da Prevenção à Violência”, no dia 10 de fevereiro de 2012, sexta-feira, às 19h na Escola Setembrina, centro de Viamão.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *