Beneficiários buscam relações solidárias com grupos de trabalho e renda



Em mais um encontro do Trabalho Social, no último dia 11, cerca de 70 pessoas, entre beneficiários do Loteamento Eldorado, familiares, convidados e técnicos, reuniram-se na Escola Setembrina, no centro de Viamão, para conhecer e aprofundar os conceitos sobre Economia Solidária e geração de trabalho e renda. O encontro buscava fomentar e instrumentalizar a criação de grupos que queiram desenvolver pequenos empreendimentos associativos locais.

A comissão de acompanhamento das obras informou sobre o andamento das construções e esclareceu dúvidas sobre o processo de criação da Associação de Moradores, que deve ter o objetivo de trabalhar para integrar a comunidade, promover o desenvolvimento social e buscar soluções para as demandas de serviços públicos. Já existe um grupo que se dispõe a trabalhar voluntariamente na construção desse processo de autoorganização da comunidade, e, nesse encontro, mais pessoas expressaram interesse de fazer parte da associação. O próximo passo será a realização de um encontro com as pessoas interessadas para refletir sobre como se dará a formação da mesma: estudar e criar seu estatuto social, eleger a equipe coordenadora (diretoria) e planejar ações e atividades.

No final do encontro, em resposta a um questionário avaliativo, cerca de 90% dos participantes disseram que a palestra sobre Economia Solidaria foi ótima, muito boa e boa, e cerca de 45% têm interesse de participar de um grupo associativo. Cerca de 94% qualificaram como ótimo, muito bom e bom os itens sobre o trabalho social, a forma de fazer as reuniões, o trabalho da comissão de obras, as informações recebidas, o boletim informativo, a integração e a participação no processo, além da satisfação pessoal com tudo o que está acontecendo. Em relação à Associação de Moradores, cerca de 65% disseram ter interesse em participar e contribuir para a sua organização.

A próxima atividade do Trabalho Social, desenvolido pela Guayí, será uma reunião da Comissão de Acompanhamento das Obras (26/11, às 15h); e a visita das 157 famílias ao canteiro no dia 17 de dezembro às 15h.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *